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As 6 Principais Vantages do CrossFit e Porque Deve Experimentar

by | Nov 15, 2018 | Exercício, Treino e Fitness

O CrossFit é das modalidades com mais praticantes, fazendo sucesso no Mundo do fitness, num curto espaço de tempo. Apenas pode ser lecionado por profissionais certificados na área, uma vez que os planos de treinos são feitos consoante a capacidade física de cada sujeito.

As Vantagens do CrossFit

Existem diversos benefícios na prática desta modalidade, tanto ligados à saúde física, bem como á saúde mental. Posto isto, vamos conhecer as 6 principais vantagens do CrossFit e porque deve experimentar:

Vantagem 1

Exercícios Variados

Na prática de CrossFit treina-se a maioria das estruturas musculares, para não dizer a totalidade das mesmas, o que proporciona o aumento de força e também de resistência, em simultâneo. Nesta modalidade os treinos não se repetem, portanto não se vai ser monótono.

Vantagem 2

Componente Física e Psicológica

A prática de CrossFit poderá trazer-lhe múltiplos benefícios à sua saúde, sendo estes alguns deles:

Mais força, energia, equilíbrio, resistência, flexibilidade, autoestima e autoconfiança. Reforça as capacidades cardiovascular e respiratória, previne lesões, define a musculatura e aumenta a velocidade.

Diminui o stress da rotina e consegue proporcionar-lhe resultados num curto espaço de tempo.

Vantagem 3

Perda de Peso

Visto que a intensidade do treino é bastante elevada, existe um grande gasto calórico.

Um treino de CrossFit combina inúmeros exercícios, assim, em apenas uma aula, conseguirá queimar 800 calorias, perdendo peso. Como o mesmo treino nunca se repete e os resultados são visíveis rapidamente, nunca perderá a sua motivação.

Vantagem 4

Tempo de Treino

Caso tenha os dias preenchidos e pouco tempo para ir ao ginásio ou para praticar alguma modalidade, opte pelo CrossFit. Em apenas 15/20 minutos de treino, consegue compensar a semana inteira. A duração do treino depende sempre da capacidade física do praticante.

Vantagem 5

Treino Individualizado

No CrossFit você é único e não existem treinos generalizados, como muitas vezes se vê nos ginásios.

Esta modalidade respeita a individualidade do sujeito e não existem treinos iguais. Cabe ao profissional da área, traçar um treino adaptado à sua capacidade física.

Caso tenha algumas limitações, identificadas pelo seu médico, deve comunicar ao seu treinador.

Vantagem 6

Sentimento de Pertença a uma Comunidade

A única rotina que poderá encontrar nesta modalidade são os dias e os horários dos treinos que são fixos.
O que acaba por acontecer é que naquele dia, aquela hora, estarão sempre as mesmas pessoas na sala a treinar consigo.

Conversa puxa conversa, partilham-se experiências pessoais e criam-se amizades. O CrossFit tem uma forte componente social.

O Que é CrossFit?

O CrossFit é uma marca registada, criada por Greg Glassman, que tem como objetivo o treino total do corpo, conjugando exercícios de cardio, musculação e ginástica.

É um treino de intensidade elevada, muito diversificado onde pode desenvolver diferentes capacidades, tais como a agilidade, flexibilidade, potência, força, precisão, coordenação, velocidade, resistências muscular e cardiovascular.

Quem pode praticar esta modalidade?

Qualquer sujeito, desde as crianças aos idosos, incluindo as grávidas, podem praticas esta modalidade, uma vez que esta se consegue adaptar a qualquer pessoa, independente da condição física da mesma.

Porém, todos os praticantes devem ser seguidos por profissionais especializados, de forma a estes ajustarem o treino às suas capacidades, tornando os seus clientes mais saudáveis, fortes e claro, em forma!

Objetivo do CrossFit

O grande objetivo do CrossFit é levantar cada vez mais carga, no mínimo tempo possível e numa maior distância, exercitando o maior número de músculos possível.

O praticante desta modalidade não vai ganhar rotina a praticá-la, uma vez que existem diversos exercícios, todos eles intensos, impedindo a adaptação do corpo.

Os 3 momentos de um treino de CrossFit

O CrossFit divide-se em 3 momentos: aquecimento, workout of the day (WOD) e uns alongamentos ou treino de força.

O aquecimento tem a função de preparar física e psicologicamente os praticantes para o treino.

A segunda etapa, o WOD, pode ser praticada por equipas, pares ou individualmente e consiste numa sequência de exercícios realizados o mais rápido possível.

Por fim, os alongamentos, consistem na recuperação muscular ou num trabalho de flexibilidade.

Receios e Mitos

O CrossFit é uma modalidade bastante exigente, mas muito gratificante. Porém ainda existem alguns mitos em torno desta atividade física.

Há quem não experimente CrossFit por medo de ficar com um corpo volumoso, porém, quando se dirigir ao profissional encarregue pelo seu treino, basta dizer-lhe o que pretende e as suas cargas irão ao encontro do pretendido.

Riscos e lesões

Apesar de existem informações na internet que associam a prática desta modalidade a diversas lesões e até mesmo a uma doença grave denominada rabdomiólise, não existem muitos estudos sustentáveis na literatura médica que confirmem esta ligação.

Relativamente às lesões do ombro e coluna, estas são as mais visíveis nos praticantes de CrossFit.

Custo da prática desta modalidade

Quanto ao preço, é uma modalidade dispendiosa, sim, mas a verdade é que pode usufruir de uma atenção personalizada, coisa que não tem num ginásio, por exemplo.

A não ser que contrate um personal trainer e aí irá pagar tanto, ou mais, que no CrossFit. Não tenha receios e experimente!

Dicas do que deve fazer num WOD de CrossFit

Faça um bom aquecimento e alongamento, prevenindo lesões desportivas;

Conheça e respeite os seus limites, é normal que tente acompanhar os restantes colegas, mas se vir que não consegue, não se sinta mal, assuma e faça um treino seguro, adaptado à sua condição física;

Não tente fazer mais do que o que consegue, em pouco tempo. Respeite a técnica do exercício e execute-a nas conformidades, mais vale aumentar a intensidade progressivamente do que de forma abrupta, lesionando-se;

Recomenda-se 3 dias de treino e 1 de descanso. Cumpra esta escala de treino e respeite o dia de descanso, este serve para o seu corpo recuperar da intensidade do treino.

Onde praticar CrossFit na zona do Porto?

CrossFit OPO (Porto) – todas as aulas são instruídas por um, ou mais, profissionais da área, que o vão supervisionar e motivar durante o treino. Em cada treino, por coach, estão cerca de 15 a 20 alunos;
CrossFit Foz (Porto) – equipada de fresco, optou por uma das melhores marcas de equipamento, que se adapta ao atleta, prevenindo qualquer tipo de lesões. A duração das aulas é de 60 minutos;
CrossFit CUBO (Maia) – tem uma grande área para que possa treinar livremente e usufruir de equipamento diversificado;

Onde praticar CrossFit na zona de Central?

CrossFit Famalicão – a equipa desta box tem uma filosofia de qualidade de vida, tem o objetivo que tornar as pessoas genuinamente capazes de mais, através de métodos eficazes e saudáveis. Fazendo mais e melhor, todos os dias.
CrossFit Aveiro – aqui encontrará uma equipa que o levará a alcançar objetivos inimagináveis;
CrossFit Coimbra – é uma box que aceita todos os indivíduos, independentemente da sua condição física, efetuando treinos à medida de cada um;

Onde praticar CrossFit na zona de Lisboa?

CrossFit Alvalade (Lisboa) – instalado no estádio Alvalade (XXI), conta com um staff que o vai fazer superar barreiras, que nunca pensou alcançar, quanto mais superar, motivando-o sempre ao longo do seu percurso;
Park CrossFit Box (Lisboa) – o melhor equipamento e condições técnicas, de forma a possibilitar um treino dinâmico de qualidade;
CrossFit 351 (Lisboa) – equipado com uma das melhores marcas de equipamentos desta modalidade, satisfaz todas as suas necessidades de treino;

Onde praticar CrossFit na zona de Almada?

CrossFit Almada – localizado na margem sul e dos poucos existentes no distrito, tem vindo a cativar, desde os mais pequeninos aos mais graúdos. É das poucas boxs instaladas na margem sul.

Onde praticar CrossFit na zona do Algarve?

CrossFit Portimão – a primeira box afiliada no algarve, oferece treinos de excelência com o incentivo de o ajudar a alcançar e ultrapassar os seus obstáculos. É constituída por uma equipa de profissionais altamente motivadores.

Pratique CrossFit e seja mais feliz!

Depois de toda esta informação, esperamos ter respondido a quaisquer dúvidas, da sua parte e ter adoçado a sua curiosidade em experimentar esta modalidade, que tanto bem faz à nossa saúde, tanto física como psicológica.

Relativamente às lesões, gostariamos apenas realçar que o aparecimento das mesmas é devido à prática desta modalidade, sem supervisão ou então, quando existem limitações médicas que não são comunicadas ao treinador.