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Dietas e Hábitos Alimentares

Mostramos formas de ser saudável através de hábitos de alimentação e de dietas para atingir o peso ideal e adequado à sua constituição morfológica e estilo de vida, de forma simples e completa.

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O Que são Dietas e Hábitos Alimentares

A dieta está relacionada com os hábitos alimentares individuais.

Cada pessoa tem uma dieta específica e cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Algumas dietas são seguidas por opções individuais ou que provêm dos hábitos de uma região. Contudo, popularmente, o emprego da palavra "dieta" está associado a uma forma de conter o peso e/ou manter a saúde em boas condições, o que não corresponde exatamente ao significado da palavra.

  • A Dieta Mediterrânica

    Considerada como alimentação saudável, à base de vegetais, azeite, peixe, produtos frescos. É característica de países mediterrânicos, como Portugal.

  • As dietas para perder/ganhar peso

    Existem diversos planos alimentares para reduzir ou aumentar o peso corporal. Devem ser acompanhados por um nutricionista e periodicamente por um médico. Estes planos devem ser individualizados dado que cada pessoa tem os seus gostos, horários, recursos e necessidades. É essencial escolher os melhores alimentos consoante os objetivos, e sem dúvida, evitar alimentos com excesso de gorduras, açúcar e sal.

  • A Dieta Vegetariana

    À base de vegetais, sem proteína animal, com ou sem lacticínios e ovos. Constitui uma opção individual.

Ter uma Dieta Equilibrada e bons Hábitos Alimentares

Dietas para manter-se saudável e com o peso ideal.

Todas as pessoas devem ter hábitos alimentares saudáveis, como base para uma vida sã. Atualmente são conhecidos muitos tipos de dieta, deverá escolher aquele que melhor se adapta a si.

Contudo, é necessário estar bem informado e ser acompanhado por um especialista. Alguns tipos de dieta para perda de peso são:

  • Dieta baixa em hidratos de carbono

    Estas dietas são relativamente altas em proteínas e gorduras. Os alimentos ricos em hidratos (como açúcar, pão, massas) são limitados.

  • Dieta baixa em gordura

    Consiste na redução da percentagem de gordura na alimentação. O consumo de calorias é diminuído porque é consumida menos gordura.