fbpx

Descubra qual o seu tipo de pé e compre o calçado adequado

by | Nov 1, 2018 | Exercício, Recursos Úteis

Os pés são essenciais para praticamente todas as modalidades desportivas, devido ao seu contacto com o solo. Estes devem estar corretamente treinados, de modo a oferecerem estabilidade ao corpo humano.

O treino, no entanto, nem sempre permite alcançar os resultados desejados. Isto acontece porque também se deve ter em conta o tipo de pé, algo que muitos desportistas se esquecem. Tendo este fator em consideração, tanto os exercícios como a própria compra de ténis será influenciada.

Descubra o seu tipo de pé e esteja preparado para começar um treino de corrida, com uma menor probabilidade de lesões.

Qual é o seu tipo de pé?

O tipo de pé pode ser descoberto através de um método simples. Molhe os seus pés e coloque-os sobre uma folha de papel, de modo a fazer uma impressão simples. De seguida segure a folha e coloque-a contra a luz, analisado o resultado.

Essencialmente existem 3 tipos de pé:

1. Pé pronador

Este pé possui um arco társico muito baixo, a marca é muito larga e a ligação que existe entre o calcanhar e a planta forma quase uma linha reta. Na prática, num momento de corrida, o pé ataca o solo pelo calcanhar exterior, rodando excessivamente para dentro de seguida.

Para quem tem este tipo de pé, a melhor opção serão sapatos com estabilidade extra. É essencial evitar o calçado que tenha muita capacidade de amortecimento de impactos ou que seja demasiado flexível.

2. Pé normal

O pé normal possui uma arcada normal e a marca na folha mostra uma curva na parte interna, mantendo a ligação entre o calcanhar e a planta.

No momento de corrida, este tipo de pé irá atacar o solo com o calcanhar exterior, rodando para dentro de seguida, de modo a distribuir as forças do impacto. Os atletas que se encontrem nestas circunstâncias podem usar qualquer tipo de calçado, desde que o mesmo ofereça estabilidade.

3. Pé supinador

O pé supinador apresenta uma ligação quase inexistente entre os dedos e o calcanhar. Desta forma, durante a corrida, o pé ataca o solo com o calcanhar exterior, mas não consegue rodar o suficiente para distribuir o impacto.

A não distribuição da força de impacto provoca o aumento de lesões. Para as evitar, o desportista com este tipo de pé deve ter um calçado com extra estabilidade.

4 passos para começar o seu treino de corrida hoje mesmo

1. Escolha o calçado adequado de acordo com o seu tipo de pé

Comece por fazer o teste acima e descubra qual o seu tipo de pé. Com base nessa informação, compre uns ténis adequados e que o irão proteger no momento de atividade física.

2. Tenha uma dieta adequada e que o prepare para o treino

A alimentação é essencial para quem pretende melhorar o corpo para uma atividade física. Mas poucos sabem que mais importante do que uma alimentação equilibrada é uma alimentação adequada nos momentos antes do treino.

Melhore a sua alimentação pré-treino e prepare o corpo para a corrida que se irá seguir.

3. Escolha o tipo de treino de corrida

Existem diversos tipos de treino para quem pretende começar a correr. Pode correr em distância, fazer exercícios com intervalos de alta intensidade ou aproveitar os planos de corrida já existentes.

4. Alongue no final do treino

Tão importante como o pré-treino é o pós-treino, pois este será o momento em que terá de relaxar o corpo que se encontra sob tensão. Faça alongamentos destinados a cada região do seu corpo e recupere mais rapidamente.

Adquirindo o calçado adequado, o desportista conseguirá melhorar o seu desempenho no momento de corrida e terá menor probabilidade de sofrer lesões.