fbpx

5 Benefícios da Acupuntura para a Recuperação Muscular

by | Nov 9, 2018 | Tratamentos e recuperação

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa e é uma das técnicas mais antigas do mundo. Esta prática consiste na introdução de agulhas em pontos anatómicos específicos, com o objetivo de regular a circulação energética de maneira a melhorar o funcionamento do organismo

Benefícios

O que na medicina ocidental são doenças, na medicina oriental são consideradas desequilíbrios, e a acupuntura foca-se em tratar desses mesmos desequilíbrios, promovendo o equilíbrio energético de todo o organismo.

Melhora o sono

A acupuntura auxilia na higiene do sono, assim, desta forma, o organismo ao descansar devidamente estará mais preparado para o dia a dia e facilitará na recuperação ou no tratamento de qualquer lesão.

Acelera a cicatrização

Além de ajudar no processo de cicatrização, a acupuntura acelera o processo de recuperação de lesão e tratamentos de reabilitação, além da recuperação bem mais rápida da prática do exercício intenso e extremo.

Alivia as dores

Múltiplos estudos relatam que atletas que recorram a acupuntura, têm menos dores, e da mesma forma, a acupuntura também ajuda a aliviar a ansiedade, que indiretamente auxilia no alívio das dores e diminui o risco de lesão.

Tonicidade e elasticidade

A acupuntura ajuda a tonificar os músculos e melhora a sua elasticidade, facilitando exercícios de recuperação e tratamentos de recuperação. Esta ajuda também na recuperação de edemas acelerando a sua recuperação.

Efeito anti-inflamatório

Logo na colocação das agulhas começa este processo anti-inflamatório, semelhante aos tratamentos à base de cortisona, de seguida, a distribuição das agulhas aumenta a circulação sanguínea no local, aumentando o oxigénio que acelera a recuperação, e por fim, através estimulação nervosa, é libertada endorfina que alivia dor.

Reduz o stress

Ao aliviar o stress e a tensão do corpo, pondo a energia a fluir, a acupuntura vai fazer com que o corpo corra um risco menor de se magoar, e vai facilitar qualquer recuperação ou tratamento devido as endorfinas libertadas.

O Que é acupuntura?

Criada há mais de 2000 anos a acupuntura é um conjunto de práticas orientais que consiste na estimulação de locais anatómicos.

O procedimento mais adotado é com finas agulhas de metal, mas também pode ser feito através de estimulação elétrica, e o objetivo é manipular manualmente os canais energéticos do corpo equilibrando o yin e o yang.

O que é

A medicina ocidental tenta explicar a acupuntura como um método que liberta naturalmente substâncias químicas que vão alterar o sistema nervoso promovendo o equilíbrio do organismo, ajudando a tratar problemas físicos, emocionais e psicológicos.

Os diagnósticos são feitos através de várias questões ao individuo sobre a vida do mesmo e a observação das manifestações físicas como a pulsação, a respiração, a cor e o aspeto da pele e da língua.

Para que serve

A acupuntura procura a recuperação dos organismo através da indução de processos regenerativos, equilibrando as funções alteradas, reforçando o sistema imunológico e aliviando a dor.

Esta é utilizada em indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos, neurológicos, genealógicos e dermatológicos.

Também é utilizada em caso de fibromialgia e dores localizadas nas costas, náuseas e vómitos, durante quimioterapia e pós-cirurgia.

Os resultados da acupuntura

Em alguns países é visto como uma prática complementar a medicina moderna, noutros reconhecida como especialidade médica, a acupuntura já mostrou que tem resultados sendo a prática mais antiga do mundo em uso com cerca de 2000 anos.

Sendo utilizada em várias áreas, como no desporto e no exercício físico em recuperações de lesões e procedimentos para aliviar a ansiedade.

Acupuntura auricular

Este tipo de acupuntura também é conhecido por auriculoterapia é usada para aliviar dores, doenças físicas e emocionais e pode ser realizado com ou sem agulhas. Além de agulhas podem ser utilizadas sementes de mostarda ou pequenas esferas em determinados pontos das orelhas.

Acupuntura estética

Esta técnica é utilizada em determinadas zonas do corpo para aumentar a circulação do sangue, promover o crescimento celular e combater a gordura localizada ajudando a drenar os líquidos em excesso.

A aplicação da acupuntura

Este tipo de medicina torna-se uma alternativa a uma série de problemas que possamos ter na nossa saúde, mas para que esta possa ter os resultados esperados é necessário ter em atenção vários aspetos.

Aspetos esses que podem variar de pessoa para pessoa, portanto nada melhor que encontrar um especialista da área para que possa ter os melhores resultados possíveis.

Quem pode aplicar acupuntura?

De acordo com a APPA (Associação Portuguesa dos Profissionais de Acupuntura) é necessário ser habilitado com o curso de medicina chinesa para que possa aplicar este tipo de medicina.

Sendo uma área dentro da saúde, é obrigatório ser membro da associação para que possa exercer nesta área, querendo dizer com isto que todas as regras de conduta aplicadas pela lei e todas as normas de ética devem ser respeitadas para que possa exercer esta medicina.

O material necessário para a acupuntura

Para além das agulhas, dependendo do tratamento que se pretende realizer é necessário outro tipo de material.

Para estimular os pontos de colocação das agulhas é necessário aquecer os mesmos com o calor da erva Artemísia Vulgaris, uso de estímulos elétricos, esferas de aço, entre outros.

Para além disso, as próprias agulhas necessitam de ter uma forma específica, dependendo do ponto que estas vão estímular.
O profissional da área, se estiver dentro da APPA e cumprir todos os seus requisitos, saberá com certeza qual a melhor agulha a utilizar nos mais de 1000 pontos que existem no nosso corpo.

A acupuntura é sempre uma boa alternativa à medicina tradicional

Caso tenha algum problema de saúde e o seu médico de família não consegue resolver em tempo útil, pode sempre recorrer a um profissional de medicina chinesa para ver as possibilidades que estão ao seu alcance.

Muitos são os casos relatados que têm excelentes resultados adotando esta via, tornando-se assim uma excelente alternativa caso a medicina tradicional não tenha uma resposta para o seu problema em concreto.