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Os 5 Principais Benefícios do Yoga para o Corpo Humano

by | Set 3, 2018 | Exercício, Treino e Fitness

Cada vez mais a ciência tem vindo a comprovar os diversos benefícios da prática de exercício físico para a nossa saúde e bem-estar, contudo aqui destacamos a prática do Yoga.

Esta prática traz vantagens ao nível da saúde, do sono, flexibilidade e na diminuição do stress. Se está interessado nesta área, consulte os 5 principais benefícios do Yoga.

Os Benefícios do Yoga

Se está curioso e/ou receoso com a prática do Yoga, consulte os principais benefícios desta prática e fique com vontade de se inscrever na próxima aula.

Estimula a Flexibilidade

Na primeira aula é expectável que não consiga tocar na ponta dos pés, mas com uma prática regular de Yoga, dar-se-á um aumento gradual da flexibilidade dos seus músculos, tornando-os mais fortes.

Consequentemente, também é possível que denote uma diminuição nas dores, se for o seu caso.

Ajuda na Perda de Peso

A prática de Yoga influi em múltiplas áreas que irão ajudar na redução do peso. O Yoga ajuda a tonificar os músculos e acelera o metabolismo.

Além disso, existem outros efeitos secundários, como a diminuição do stress, da ansiedade, dos níveis de açúcar no sangue e melhora a qualidade do sono.

Postura, Articulações e Ossos

Esta prática ajuda a manter uma postura correta, pois os seus praticantes ganham uma maior consciência corporal.

Relativamente às articulações, a prática do Yoga previne as dores articulares, mais especificamente a artrite.

Além disto, o Yoga obtém resultados positivos na proteção da coluna, contra as hérnias, pois há uma grande variedade de exercícios que ajudam nesta questão, melhorando também a saúde dos ossos.

Combate a Depressão

Estudos científicos estabelecem uma relação positiva entre a prática de Yoga e a prevenção da depressão. Ou seja, a prática regular de Yoga, combate o desenvolvimento da depressão.

Mais concretamente, os níveis de serotonina aumentam e os valores do cortisol sanguíneo diminuem, sentindo-se mais feliz e aumentando a sua autoestima.

Sistema Neurológico

O Yoga, praticado de forma regular e a longo prazo, permite um controlo extraordinário do  corpo, graças ao controlo sob o sistema nervoso.

Permite que mantenha um foco maior no presente, melhorando a sua coordenação motora, o tempo de reação e a memória. Desta forma consegue captar de forma eficaz a informação, retendo-a mais facilmente.

O Que é o Yoga?

O Yoga é a junção de diversos exercícios de ginástica, articulados com exercícios mentais, tendo por base a respiração.

Basicamente, são técnicas de relaxamento, que permitem atingir um equilíbrio entre o corpo e a mente.

Esta prática, atua a nível muscular, respiratório e induz o sono, tendo como objetivo, ensinar os praticantes a ter consciência do seu corpo, oferecendo-lhes um auto relaxamento.

A Origem do Yoga

O Yoga é uma prática nascida na Índia, referente às tradicionais disciplinas físicas. Esta disciplina associa-se a práticas de meditação, a hata-ioga – yoga pré-clássico, que consistia na procura do equilíbrio entre o sol e a lua, a mulher e o homem- e às suas asanas, ou seja, posturas.

População indicada para esta prática

Atualmente o Yoga é indicado para qualquer um, de qualquer idade.

Mesmo para as pessoas que possuam diversas doenças como perturbações psicomotoras, do sono, da ansiedade ou obsessão, distúrbios na fala, asma ou até mesmo doenças cardiovasculares, podem praticar Yoga, sem receios.

É uma prática de relaxamento, por isso, não existem contraindicações na prática deste exercício.

Descrição de uma Aula de Yoga

A aula de Yoga pode iniciar com alguns minutos de meditação, que tem como objetivo o aumento da concentração, do foco e, através de várias e profundas inspirações e expirações, a libertação de todo o stress quotidiano.

De seguida colocam-se em prática alguns exercícios como os asanas, os prânayâmas que são exercícios de respiração e os cânticos, por fim, a aula termina com exercícios de meditação.

A Respiração Abdominal vs Respiração Torácica

A respiração abdominal, é involuntária e ocorre sem que seja preciso “ordenar” que o nosso corpo a faça.

Esta tem uma duração de 24 horas e vai alterando a sua profundidade e frequência consoante as necessidades.

A respiração abdominal é o tipo de respiração considerada mais adequada, porém, à medida que vamos crescendo vamos perdendo este tipo de respiração e vamos utilizando a respiração torácica.

O Yoga ajuda-nos a recuperar esse tipo de respiração através da prática de exercícios breves.

Erros Associados a esta Prática

Existem vários erros que podem ocorrer durante a prática de Yoga. Estes erros, acabam por causar lesões, devido à falta de experiência, ou conhecimento desta prática.

Existem exercícios mais desafiantes que outros, porém é errado pensar que os mais difíceis de fazer são os que produzem melhores resultados.

Além disso, é importante que haja um equilíbrio entre a força, resistência e flexibilidade, evitando um esforço e pressão demasiado elevados para o nosso corpo. Por todas estas razões, é necessário que todas as aulas sejam acompanhadas por um profissional com formação na área.

Preços para Praticar Yoga

Esta prática tem um preço, mensal, que pode ir desde os 35€ aos 75€, sendo que o preço varia consoante os locais, mas de forma geral variam entre os valores referidos.

Caso queira experimentar uma aula, sem compromisso, pode encontrar a venda de aulas avulso por apenas 12€.

Existem diversos preçários e pacotes, tudo depende do local a que se dirija.

Pratique Yoga e Esqueça o Stress!

Hoje em dia, a população na sua grande maioria vive a vida de uma forma stressante, sempre a correr de um lado para o outro, repletos de compromissos.

O Yoga irá funcionar para si como uma boia salva-vidas, ao ajudar a aliviar toda essa tensão. Se tem curiosidade, experimente e veja as diferenças.