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Como praticar Deadlift sem sair de casa?

by | Nov 7, 2018 | Exercício, Treino e Fitness

O Deadlift é um movimento que se encontra em diversas modalidades desportivas. Quem observa o movimento pela primeira vez, pode considerá-lo simples de ser executado, mas este é um exercício um pouco mais complexo.

Praticar estes exercícios sem uma carga associada é simples, mas pode levar às más práticas, principalmente ao adicionar uma carga. Com uma carga extra, o exercício torna-se mais complexo e só será possível se bem executado. Caso contrário, apenas provocará problemas de saúde aos praticantes.

Saiba quais os benefícios associados ao deadlift e descubra como praticar esta atividade desportiva.

Quais os benefícios associados ao Deadlift?

1. Construção de massa muscular

O levantamento de pesos, só por si, é excelente para o desenvolvimento muscular. No entanto, com o deadlift, conseguirá melhores resultados com um movimento que é simples de ser executado, apesar de necessitar de uma consciencialização corporal mais complexa.

Nesta prática desportiva todos os músculos são exercitados, algo que é pouco comum na maioria das atividades. Quem pratica, consegue resultados incríveis.

2. Ajuda a focar a força exercida

Se alguma vez praticou pilates, ouviu certamente a frase “a força vem da barriga e não das costas” ou uma variante. Determinados grupos musculares são usados em determinados exercícios de força e focar a força nos músculos certos é meio caminho para fazer exercícios mais complexos.

O deadlift é uma das modalidades em que necessitará focar a força nos músculos certos para fazer o movimento. Claro que enquanto a carga for baixa não sentirá a diferença de uma prática incorreta, mas à medida que aumenta a carga, deve ter esta prática como foco. Desta forma conseguirá aumentar a consciencialização do seu próprio corpo.

3. Melhora a postura do seu corpo

Sabia que as dores de costas são a causa número um de perda de anos de vida útil em Portugal? Essas dores, excluído as exceções como doenças graves, devem-se a uma má postura do seu corpo, algo que pode ser corrigido com determinadas modalidades desportivas, como o yoga ou o deadlift.

O deadlift, no entanto, deve ser executado com supervisão nos primeiros tempos, de modo a que pratique posturas corretas. Essas posturas, automaticamente, serão executadas no seu dia-a-dia, melhorando a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.

Quais os benefícios associados ao Deadlift?

1. Romanian Deadlift

  • Este é um exercício muito usado em atividades de crossfit.
  • Mantenha uma posição ereta e segure a barra com os braços esticados;
  • Movimente a barra para uma posição inferior, abaixo dos joelhos, mantendo sempre os joelhos em semi-flexão e a anca o mais para trás possível.
  • O seu corpo deve acompanhar o movimento descendente;
  • Volte à posição original e repita.

2. Deadlift Convencional

  • Esta é a variação mais comum na modalidade.
  • A anca deve estar mais elevada que os joelhos e os ombros devem estar ligeiramente atrás da barra, enquanto os joelhos se encontram fletidos num ângulo de quase 90o;
  • Partindo dessa posição, deve levar o seu corpo a uma posição ereta, permitindo a subida do peso usado no exercício;
  • Desça para a primeira posição novamente e repita o procedimento;

Lembre-se que apesar dos benefícios, esta prática desportiva pode provocar problemas graves no seu corpo quando praticada incorretamente. Para os evitar deve manter uma postura correta e não exagerar no esforço.