fbpx

Devemos treinar com os exercícios funcionais?

by | Nov 29, 2018 | Exercício, Treino e Fitness

Os exercícios funcionais têm sido uma alternativa nos ginásios, já que permitem aos praticantes sair da rotina e começarem a ter objetivos próprios. Os circuitos deste tipo de exercícios permitem melhorar a resistência a cada treino, portanto estes serão sempre diferentes.

Claro que podem ser praticados em ginásio ou em casa, desde que tenha equipamentos próprios. Alguns exemplos são os halteres, o step, os elásticos e cordas ou as barras.

Estes treinos são de alta intensidade e, como tal, será necessário manter uma alimentação adequada de modo a maximizar os resultados e a ajudar o corpo na recuperação.

Quais os exercícios funcionais para quem está a começar?

Abdominais, pranchas, saltar à corda, agachamentos ou levantamentos são apenas algumas das opções de exercícios funcionais. Caso queira começar o seu treino ainda hoje, siga os exercícios que se encontram de seguida.

1. Flexões de braço com ou sem apoio

  • Caso pretenda fazer o exercício com apoio, deve manter os pés na parede e os joelhos no chão, colocando-se em posição para fazer as flexões. Ambos os braços devem sustentar o corpo;
  • Faça um movimento na vertical, aproximando o seu tronco do chão;
  • Aguente uns segundos e volte a subir;
  • Faça 3 séries de 12 repetições;

2. Exercício com kettlebell

  • Segure a kettlebell pela pega, mantendo-a em frente ao tórax;
  • Mantenha-se em pé, com o tronco vertical e a coluna alinhada com o resto do corpo;
  • Faça a flexão dos joelhos de modo a fazer um agachamento profundo, mantendo sempre a kettlebell estável na posição inicial;
  • Volte à posição inicial e repita 15 vezes, 3 séries;

3. Jump

  • Este exercício deve ser feito no ginásio, nas aulas de grupo, com a supervisão de um treinador;
  • O Jump irá tonificar os seus músculos, prevenir a osteoporose e melhorar a capacidade motora e o equilíbrio;

4. Exercícios com cordas

  • Prenda as cordas navais e dê comprimento suficiente para que possa treinar a alguma distância do local;
  • Coloque-se em posição de agachamento, com os pés ligeiramente afastados e os joelhos levemente fletidos. A coluna deve permanecer direita e as suas mãos devem segurar as cordas;
  • Faça movimentos de ondulação com a corda, para determinadas direções. Comece pela posição horizontal, balançando a corda no solo. A partir dessa posição pode fazer movimentos verticais, diagonais, entre outros;

5. Crossfit

Estes exercícios são uma boa opção?

Os exercícios funcionais podem ser realizados a partir de casa ou no seu ginásio, no entanto aconselhamo-lo a treinar com a supervisão de um profissional. Este irá garantir que os exercícios são feitos corretamente e que estão de acordo com as capacidades do seu corpo.

Apesar de se aconselhar o uso de equipamentos para aumentar o grau de dificuldade, existe a possibilidade de fazer os exercícios apenas com o peso corporal. Este, certamente, já lhe colocará um desafio em vista.

Como os exercícios são criados para trabalhar determinados grupos musculares, conseguirá aumentar o fortalecimento desses mesmo músculos. Portanto, regra geral, esta é uma excelente opção para um treino mais intenso.

Caso queira maximizar os efeitos do treino, comece com um aquecimento que prepare o seu corpo para o exercício intenso. Não se esqueça que também deve fazer alongamentos no final do exercício e que, se possível, deve praticar exercícios cardio que irão ajudar a nível de resistência.

Experimente colocar estes exercícios em prática no seu plano de exercícios. Junte-os a treinos de cardio de modo a ter resultados mais satisfatórios.