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Como fazer o Overhead Squat?

by | Nov 7, 2018 | Exercício, Treino e Fitness

O Overhead Squat é um daqueles exercícios que oferece excelentes resultados aos seus praticantes e que, inclusivamente, se pode juntar a outras modalidades desportivas. Neste caso, o exercício incorporou-se no crossfit.

Este exercício oferece um grau de dificuldade médio e tem benefícios diferentes daqueles que a maioria das pessoas imagina. Se, por exemplo, tiver intenções de fortalecer os músculos das pernas, esta não é uma boa opção.

No entanto é uma excelente opção caso procure

4 dicas para melhorar a sua prática

1. Saiba identificar problemas de mobilidade

Para que tenha sucesso nesta prática, o seu squat deve ser bem realizado. Uma forma de melhorar a sua performance neste exercício é usando uma barra leve no começo. Assim conseguirá identificar as suas deficiências a nível de mobilidade e fazer as alterações para um exercício correto.

Lembre-se que para fazer este exercício corretamente é necessária muita força nos membros superiores, nos membros inferiores e no centro ou núcleo do seu corpo. Inicialmente pode ser difícil fazer este movimento, mas caso não consiga, continue a treinar.

3. Tenha uma carga adequada a si

Não tente começar com uma carga inadequada pois pode levar a lesões graves. Lembre-se que terá que ter a barra acima da sua cabeça e que a mesma deve estar estabilizada, portanto ter a carga adequada irá facilitar a performance no exercício.

Deve saber, também, que quando experimenta uma determinada carga pode conseguir elevá-la acima da sua cabeça, mas a estabilização final pode não ser a mais correta, o que leva a más posições e às lesões referidas anteriormente.

4. Estabilize o agachamento na subida

Após a descida com a barra, não tente fazer um movimento de subida rápida. Comece por parar, estabilizar o seu corpo e a barra e depois suba lentamente até à posição pretendida.

Durante a subida deve contrair os músculos que se ocupam de estabilizar a barra por cima da sua cabeça, assim como os músculos que se ocupam de manter uma subida controlada do agachamento.

Finalmente saiba que o overhead squat pode transformá-lo num atleta mais ágil e com um equilíbrio mais satisfatório, o que será excelente para melhorar a sua performance nos treinos.