fbpx

Plano de treino meia maratona para comecar hoje mesmo

by | Nov 1, 2018 | Exercício, Treino e Fitness

A meia maratona é uma verdadeira prova para desportistas e não desportistas de todo o mundo. No entanto, concluí-la pode não ser uma tarefa fácil, principalmente para quem não está preparado fisicamente.

De modo a melhorar as suas aptidões físicas para a prova, use as dicas que lhe oferecemos abaixo. Comece a praticar ainda hoje e consiga terminar a meia maratona sem quaisquer dificuldades.

Como começar a praticar para a meia maratona?

A prática para a meia maratona deve ser feita com base nas suas condições físicas atuais. Portanto, antes de se preocupar com o treino, teste as suas capacidades. Faça uma corrida de resistência e anote os resultados obtidos.

Com base nesses resultados, comece o seu treino. Tem diversas formas de realmente começar a prática:

  • Treino de resistência: aumenta a distância percorrida consoante a melhoria das suas condições  físicas;
  • Treino de 10km em 8 semanas: treino onde as suas condições físicas atuais são a base, construindo  todo o plano de forma pessoal;
  • Treino Fartlek: treino de alta intensidade, permitindo-lhe resultados satisfatórios num menor  período de tempo;

Lembre-se de manter uma alimentação equilibrada de modo a aprofundar os resultados obtidos.

Abaixo encontra também algumas dúvidas que surgem durantes os treinos e que o podem fazer desistir antes de, efetivamente, obter os resultados desejados. Saiba quais são essas dúvidas e como as contornar.

E se…

Não encontrar tempo para o seu treino

Sente-se e analise o seu dia. Caso tenha possibilidade, faça uma lista com tudo o que fez durante o dia, com os horários assinalados. Desse modo saberá, ao certo, onde pode tirar 10 minutos para uma corrida, por exemplo.

Estiver demasiado cansado

Descubra o que o deixa cansado. Claro que é normal sentir-se mais cansado com o avançar do seu treino, mas essa é a única razão do seu cansaço? Existem mais fatores? Tem uma boa alimentação? Dorme as horas necessárias para o seu corpo descansar? Tem uma hidratação adequada? Todos os pontos anteriores são necessários para a recuperação.

Perder a motivação

Existem duas formas de ganhar motivação: através de exemplos de sucesso ou relembrando o porquê de ter começado o seu treino. Use uma destas a seu favor e volte aos treinos com toda a energia.

Estiver magoado ou se magoar durante a corrida

Caso já esteja magoado, não treine. Se estiver a meio do treino, apenas pare. É muito importante dar atenção ao seu corpo quando começa um novo treino, pois só assim saberá se o corpo está a reagir como seria de esperar.

Estiver próximo à prova e o nervosismo o estiver a consumir

Neste caso é essencial tirar tempo para si mesmo. Não treine para a competição e, se assim o quiser, não corra de todo. É essencial tirar alguns dias antes da prova para que o corpo faça a recuperação necessária. O importante é relaxar e preparar-se fisicamente e psicologicamente para a sua prova.

Terminado o treino, está pronto para iniciar a prova e, quem sabe, começar a preparar-se para a maratona completa. Assim que terminar a prova, não pare, pois está em condições físicas para continuar um treino saudável e que ofereça benefícios ao seu estilo de vida.