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Como começar a prática de Yoga?

by | Nov 27, 2018 | Exercício, Treino e Fitness

Quer uma modalidade desportiva que lhe trará benefícios a nível do corpo e da mente? Algo que o ajudará no fortalecimento muscular a longo prazo, mas que também o ajude a diminuir o stress do dia-a-dia? Talvez algo que o ajude a estar mais no presente?

As práticas de Yoga são adequadas a todos os desportistas, devido aos benefícios desta modalidade no corpo como um todo. Começar a prática, no entanto, não é simples. O Yoga irá desafiá-lo a diversos níveis.

Está pronto para este novo desafio?

Quais os benefícios desta modalidade desportiva?

As práticas de Yoga apresentam diversos benefícios para o seu corpo e, ao contrário de muitas outras modalidades, para a sua mente. Praticantes de Yoga costumam ser mais calmos, de uma forma geral.

Mas a diminuição do stress não é o único benefício para os praticantes desta modalidade. Outros benefícios que não pode deixar de conhecer são:

  • Ajuda a perder peso de forma gradual;
  • Aumenta a capacidade de foco;
  • Diminui as dificuldades durante o sono;
  • Irá melhorar o seu humor e diminuir o stress;
  • Melhoria a nível de flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento muscular;
  • Melhoria dos problemas de circulação;
  • Previne problemas a nível das articulações;
  • Terá uma postura mais adequada;

Como começar as práticas de Yoga?

O yoga tem diversas posições para quem pretende começar a modalidade, umas com grau de dificuldade mais elevado e outras um pouco mais simples. Caso pretenda começar a prática, siga os 4 passos que se encontram de seguida.

Organize-se para a prática

Saiba quanto tempo quer praticar em cada treino e quantos treinos serão realizados semanalmente. É importante ter essas informações para ter a certeza que vai manter a prática.

Esta organização também vai impedir que hoje pratique 25 minutos. No treino seguinte só 20 minutos. Depois só 10 minutos. E, eventualmente, não tenha treinos. Portanto organize-se e comprometa-se a treinar regularmente.

Organize-se para a prática

Saiba quanto tempo quer praticar em cada treino e quantos treinos serão realizados semanalmente. É importante ter essas informações para ter a certeza que vai manter a prática.

Esta organização também vai impedir que hoje pratique 25 minutos. No treino seguinte só 20 minutos. Depois só 10 minutos. E, eventualmente, não tenha treinos. Portanto organize-se e comprometa-se a treinar regularmente.

Esteja presente no treino

Yoga é um treino de corpo e mente. Deve estar atento e 100% presente durante as práticas, de modo a ter os benefícios desta modalidade de uma forma completa. Podemos afirmar que para fazer yoga de forma completa, vai necessitar um pouco de meditação, para que a mente se mantenha focada.

Treinar a mente antes de dormir, com meditação, pode ser uma forma de melhorar o seu desempenho nas práticas de Yoga.

Escolha determinadas posições ou veja vídeos

Atualmente é possível encontrar diversos vídeos no Youtube com treinos de yoga adequados. Também é possível encontrar posições com uma pesquisa rápida, tanto no Google, como no Pinterest e, inclusivamente, existem livros sobre o tema e alguns artigos em revistas.

Caso prefira, pode adquirir materiais que divulguem posições para treino, como acontece com alguns DVDs.