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Quantas Técnica de corrida: como melhorar a sua performance?

by | Nov 28, 2018 | Exercício, Treino e Fitness

Em todas as modalidades desportivas existem técnicas que devem ser colocadas em prática de modo a melhorar a performance do atleta. A corrida não é exceção e, como seria de esperar, existem técnicas que irão melhorar o momento de corrida.

Caso queira saber como começar a correr com as técnicas de corrida, continue a sua leitura e coloque em prática a informação transmitida. Acreditamos que estas técnicas previnem o aparecimento de lesões e melhoram o rendimento da corrida.

Como começar a correr: técnicas que deve colocar em prática

Ao começar o momento de corrida, existem algumas técnicas que melhoram o desempenho do corredor, assim como o seu rendimento no final da atividade. Descubra quais as melhores práticas que devem ser usadas no momento de corrida

Deve começar com um treino semanal

Caso queira começar a correr, deve ter pelo menos um treino semanal, de modo a manter uma frequência regular para os seus músculos. Nesse primeiro treino deve testar o ritmo de corrida e, com o avançar das sessões de corrida, deve aumentar esse mesmo ritmo.

Deve manter a postura corporal

Enquanto estiver no momento de corrida, deve manter o olhar no horizonte e a mandíbula relaxada. Desta forma a sua coluna irá manter uma boa posição e que será eficiente para o exercício, assim como irá ajudar na prevenção de lesões graves.

Mantenha os braços numa posição adequada

Os braços devem manter o movimento entre a cintura e a parte inferior do peito, com os cotovelos a 90o. Esta posição irá evitar a tensão muscular e as lesões por maus movimentos corporais, como acontece muitas vezes.

A corrida deve ser silenciosa

Alguma vez, durante o momento de corrida, reparou que as suas passadas faziam mais barulho do que aquele que seria de esperar? Em caso afirmativo, está a praticar de forma errada. O momento de corrida deve ser suave, sendo que a sua respiração irá ser mais audível que as próprias passadas.

Faça exercícios de fortalecimento muscular

Exercícios como os agachamentos são ideais para melhorar o fortalecimento muscular das pernas. Faça uma junção entre estes movimentos e a corrida para obter uma performance mais adequada.

Quais os benefícios da corrida para o seu corpo?

Alguns dos benefícios adquiridos por corredores são:

  • Ativação da circulação sanguínea – o que vai diminuir diversos problemas de saúde;
  • Aumento da capacidade respiratória;
  • Aumento da massa muscular do corpo;
  • Diminuição da pressão arterial em estado de repouso;
  • Estimulação da formação óssea e do metabolismo;
  • Estimulação da sensação de bem-estar e diminuição do stress;
  • Melhores noites de sono;
  • Melhoria a nível de colesterol;
  • Melhoria das funções de alguns órgãos do corpo humano;
  • Redução do peso corporal;
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares;

Não importa se começou a correr há algum tempo ou se é novo nesta modalidade, as técnicas de corrida irão melhorar a sua performance e irão ajudá-lo a obter os melhores resultados.

Junte esta prática a uma alimentação saudável e rica em proteínas, caso queira melhorar os efeitos a nível de fortalecimento e recuperação dos seus músculos.