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O que é o conceito de Running?

by | Nov 26, 2018 | Exercício, Treino e Fitness

Quando faz pesquisas sobre exercício e lifestyle, o termo “Running” surge muitas vezes? Se sim, acreditamos que tenha algumas questões sobre o conceito e sobre os benefícios do mesmo para o seu corpo.

Este conceito é simples, complicado é começar a prática. Caso comece a prática em um ginásio, os aspetos importantes para início de atividade serão assegurados pelo próprio ginásio, em caso contrário, continue a leitura e descubra o que fazer antes de se iniciar.

Em que consiste o termo “Running”?

O termo “Running” remete para a modalidade de corrida. Esta corrida pode ser praticada em ginásios, em espaços livres ou em casa, caso tenha o equipamento necessário para tal. Seja qual for o local escolhido, os benefícios são muito idênticos:

  • Auxilia na perda de peso e na melhoria das condições metabólicas;
  • Diminuição dos níveis relacionados a problemas de saúde, como o colesterol;
  • Fortalecimento muscular com grande incidência nos membros inferiores;
  • Melhoria a nível de capacidade cardiovascular, melhorando as condições para o próprio coração;
  • Melhoria a nível de capacidade cognitiva, do humor e diminuição dos sintomas de depressão, ansiedade e stress;

De uma forma resumida, correr irá permitir uma melhoria do estado de saúde geral, tanto a nível físico como a nível psicológico.

Como começar a prática de running?

Para começar a prática de running siga os passos que se encontram de seguida.

Certifique-se que conhece os seus limites e tenha um plano

Antes de começar o momento de treino, deve fazer um teste aos seus limites. Saiba qual a distância máxima que consegue percorrer e, com base nesse dado, crie um plano.

Aquecimentos e alongamentos são essenciais

O aquecimento irá promover o rendimento do seu treino e evitar lesões. Os alongamentos irão prevenir lesões e ajudar na recuperação muscular. Os dois juntos irão aumentar os seus resultados, garantidamente.

Mantenha uma alimentação benéfica para o seu treino

A sua dieta irá depender dos seus objetivos de treino. Se quer aumentar a massa muscular, deve ingerir proteínas. Se quer emagrecer, deve evitar gorduras. Saiba onde quer chegar.

Treine por objetivos e crie a sua própria rotina

De modo a evitar a desistência, treine por objetivos. Esses podem ser colocados por treino, semanalmente ou mensalmente.

Cuidados a ter para quem pretende começar a modalidade

Caso pretenda começar a prática de running, tome atenção aos seguintes pontos:

  • Alongamentos e aquecimento não são opção. Se vai treinar, deve incluir estes momentos no seu treino;
  • Comece o seu treino de forma gradual e, com o avançar, aumente o tempo de corrida ou o nível de intensidade;
  • Deve fazer um check-up completo, incluindo às questões circulatórias;
  • Escolher o calçado adequado é imperativo pois irá melhorar a performance física no seu treino e evitar possíveis lesões;
  • Tenha objetivos claros do que quer alcançar e mantenha uma rotina para chegar ao patamar desejado;
  • Todo o equipamento deve ser escolhido, não apenas as sapatilhas. A t-shirt, os calções ou calças, as meias e o soutien. Deve escolher tecidos confortáveis e que permitam a transpiração eficaz;

Caso tenha possibilidade, comece esta prática com um amigo. Este irá ser uma excelente forma de manter a motivação e não o irá deixar desistir dos treinos.