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3 exercícios para fortalecer o assoalho pélvico

by | Nov 27, 2018 | Exercício, Treino e Fitness

O assoalho pélvico, quando enfraquecido, provoca problemas a nível de suporte das estruturas, o que pode resultar em algumas consequências, como a incontinência urinária por esforço, por exemplo.

Este enfraquecimento muscular, muitas vezes, não é tido em consideração. Por exemplo, muitas pessoas costumam perder um pouco de urina e consideram normal, mas não o é, e, com o tempo, apenas terá tendência a piorar.

Este problema pode ser evitado com os exercícios adequados, como é o exemplo dos que se encontram de seguida. Estes devem ser feitos com alguma regularidade. Caso prefira, existem tratamentos de fisioterapia que lhe irão dar os resultados esperados.

Esta prática muscular traz benefícios ao praticante?

A prática do assoalho pélvico oferece benefícios aos seus praticantes, nomeadamente a melhoria do desempenho sexual, a prevenção de problemas de incontinência urinária e um novo bem-estar durante o momento de exercício.

Acreditamos que no início esta seja uma prática complicada, principalmente se não tem conhecimento da localização dos músculos, mas com o tempo torna-se um exercício simples e que é feito com alguma facilidade.

Estes exercícios, para oferecerem os benefícios esperados, devem ser realizados com alguma frequência, preferencialmente 4 a 5 vezes por semana. Em cada dia, faça 15 repetições e 3 séries de exercícios.

Ter um plano de exercícios que envolva todas as estruturas musculares irá oferecer-lhe melhores condições de saúde a longo prazo. Invista nestas melhorias e sinta-se mais saudável, com mais consciência do seu corpo e com um novo bem-estar.

3 exercícios para treinar o assoalho pélvico

Contração do assoalho pélvico

Uma das formas de fortalecer este grupo muscular é através da contração dos músculos. Um dos melhores momentos para contrair e descobrir esses músculos é quando necessitar de urinar. Experimente contrair os músculos e parar a necessidade a meio, solte e volte a fazê-lo.

Apesar de parecer um exercício simples, muitas pessoas não são capazes de o executar. Assim que identificar os músculos, pode contraí-los ao levantar e ao sentar, por exemplo.

Use a bola como auxiliar

Alguns exercícios podem ser feitos com a bola e irão dar excelentes benefícios a esse grupo muscular e, inclusivamente, a outros. Num dos exercícios pode sentar-se na bola e fazer movimentos circulares com a mesma, enquanto o tronco se encontra numa posição ereta e sem movimento.

Esse exercício pode ser adaptado e, ao invés de movimentos circulares, pode fazer movimentos de trás para a frente ou da esquerda para a direita, mantendo sempre o funcionamento do mesmo grupo muscular.

Faça a ponte

Muitas pessoas aprenderam a fazer este movimento nos tempos de escola. Este implica o fortalecimento do assoalho pélvico, mas também da coluna, do abdómen e das próprias pernas.

Para fazer este exercício deve deitar-se de costas no chão, com os braços estendidos ao lado do corpo e os joelhos fletidos. Faça a contração dos músculos e impulsione a bacia para cima, mantendo uma posição linear entre as pernas e a coluna. Aguente esse movimento durante uns segundos e desça, voltando à posição inicial.