fbpx

Zumba Fitness: quais os benefícios e como começar?

by | Nov 28, 2018 | Exercício, Treino e Fitness

O Zumba Fitness é uma modalidade desportiva que tem ganho muitos adeptos por proporcionar momentos de relaxamento, dinâmicos e divertidos, ao mesmo tempo que ajuda na perda de peso.

Esta modalidade oferece, ainda, diversos benefícios a nível do corpo e da mente. De forma a melhorá-lo, deve manter uma dieta adequada que se deve iniciar antes do treino e prolongar-se para o resto do seu dia. Se possível, mantenha a sua dieta rica em proteínas.

Descubra quais os benefícios desta modalidade desportiva e acrescente-a aos seus hábitos semanais.

Zumba Fitness: quais os benefícios desta modalidade desportiva?

Esta modalidade desportiva tem alguns benefícios que irão melhorar o bem-estar geral do seu corpo e da sua mente. Algum dos benefícios lhe parece adequado?

  • Aumenta o gasto calórico, permitindo o emagrecimento. É possível perder de 600 a 1000 calorias;
  • Melhora a função metabólica do organismo através da prática de movimentos aeróbicos;
  • Melhora as funções do sistema circulatório, evitando problemas relacionados ao mesmo e dando benefícios ao próprio coração;
  • Os movimentos de zumba são simples de serem executados e não exigem a técnica que seria necessária em aulas de dança, por exemplo;
  • Permite a eliminação de toxinas, diminuindo os sintomas relacionados à retenção de líquidos;
  • Treina diversos grupos musculares através de movimentos que combinam a ginástica e a dança;

Como começar a prática de zumba?

As aulas de zumba são sempre diferentes, mas muito idênticas, tendo uma duração de 45 a 60 minutos e iniciando-se com exercícios de aquecimento e alongamentos. Terminado esse momento inicial, começa-se as coreografias, algo mais intenso.

As coreografias vão dependendo das músicas, que trocam a cada 4 minutos e têm como foco determinados grupos musculares. Numa aula de zumba normal, em média, é possível perder-se mil calorias.

Como os passos de dança não se focam na técnica mas sim no movimento, torna-se simples seguir os instrutores.

Para quem pretende começar, existem dois caminhos possíveis:

Praticar zumba fitness num ginásio

Caso tenha essa possibilidade, pode optar pelas aulas de grupo nos ginásios, onde tem instrutores que irão guiá-lo passo-a-passo pelos exercícios. Tem, ainda, os seus companheiros de ginásio com quem pode dar algumas gargalhadas do início ao fim.

Além dos ginásios, existem companhias próprias onde é possível participar das aulas de zumba fitness. Existem, ainda, grupos que se juntam dentro da própria cidade e criam os próprios treinos de zumba. As opções são muitas.

Praticar zumba em casa

Por outro lado, tem a opção de praticar zumba a partir de casa. Para o conseguir deve adquirir DVDs de treino ou experimentar algumas das aulas gratuitas que se encontram no Youtube ou em alguns blogs.

Alguns ginásios também dão a opção de ter acesso a um programa de exercícios que pode ser feito a partir de casa, através de uma aplicação. Nessa aplicação, por vezes, é possível eleger algumas aulas, como é o caso do zumba.

Os benefícios do zumba irão ajudá-lo a ter um estilo de vida mais saudável e a melhorar a sua saúde mental. Esta modalidade também o irá ajudar a alcançar a necessidade física de 150 minutos semanais.