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Quais os conjuntos alimentares incompatíveis?

by | Nov 21, 2018 | Alimentação Saudável, Nutrição

A velha história que diz que os alimentos se podem misturar porque no estômago isso acontece é mentira. Existem, realmente, alimentos incompatíveis que se ingeridos mutuamente podem provocar problemas na sua saúde ou a anulação de efeitos de outros alimentos.

Essa anulação de efeitos não seria algo preocupante, no entanto pense connosco. Se ingeriu algum alimento e, ao ingerir o seguinte, ambos forem incompatíveis, terá ingeridos calorias desnecessariamente.

Evitar estes alimentos incompatíveis, irá prevenir este tipo de problemas. Agora a questão é, já teve algum dos comportamentos incompatíveis que se encontram de seguida?

Quais são os alimentos incompatíveis?

Existem alimentos incompatíveis e comportamentos na alimentação que provocam essa incompatibilidade. Conheça alguns dos comportamentos que deve evitar se quiser manter a sua saúde e o seu bem-estar.

  • A ingestão da fruta está aconselhada para fora das refeições;
  • Alimentos ácidos e o tomate também não são compatíveis, portanto a combinação de limão e tomate deve ser evitada;
  • Alimentos ricos em ferro não podem ser misturados com café;
  • Evite ingerir leite e chocolate em simultâneo pois irá diminuir os benefícios do leite. Chá com leite provoca exatamente o mesmo problema, existindo uma anulação dos efeitos;
  • Evite misturar demasiados alimentos numa só refeição pois pode levar à incompatibilidade;
  • Junte apenas um tipo de proteína em cada prato. Evite comer arroz com batata ou um destes com massa, por exemplo;
  • Não misture alimentos salgados com alimentos doces, mesmo que seja tentador;
  • Regra geral, não deve misturar legumes e frutas, pois podem provocar alguns comportamentos intestinais anormais;

Ingerir estes alimentos mutuamente é totalmente proibido?

A ingestão destas combinações não é proibida, mas pouco aconselhável. Afinal a sua ingestão irá provocar alguns problemas como a anulação de efeitos benéficos, problemas a nível intestinal, como a flatulência, entre outros. Tome cuidado com estas junções. Tome atenção à sua dieta.

5 passos para ter uma alimentação saudável

Coma um mínimo de 5 refeições diárias

Caso fique muitas horas sem comer, o seu corpo pode absorver calorias indesejadas e, muito provavelmente, a sua próxima refeição será abundante. Este tempo em jejum também irá provocar uma má seleção dos alimentos a serem ingeridos.

Dê preferência a vegetais e frutas

Estes são ricos em nutrientes e ajudam a saciar a fome, ao mesmo tempo que não têm muitas calorias. Estes alimentos devem ser ingeridos três a cinco vezes diariamente. Esta é uma excelente escolha para acompanhar as suas refeições e para comer ao lanche.

Coma sopa antes do prato principal

Quando mais novos, os pais tinham sempre a sopa preparada para comer antes das refeições – pelo menos na maior parte das vezes. Esse hábito deve ser mantido, pois irá diminuir o consumo do prato principal.

Prefira as carnes brancas

Se tiver hipótese de escolha, prefira as carnes brancas, como o frango ou o peru. Estas têm menor teor em gordura, tornando-as mais saudáveis. Estas carnes podem ser preparadas do mesmo modo, com as mesmas receitas das restantes carnes.

Elimine as bebidas gaseificadas

As bebidas gaseificadas são constituídas por muitos açucares. Evitar a sua ingestão irá diminuir as calorias diárias e os efeitos negativos destas no seu corpo. Substitua estas bebidas por água, chá ou sumos naturais.