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6 formas simples de baixar o seu colesterol

by | Set 3, 2018 | Alimentação Saudável, Exercício

Atualmente a dieta padrão e o estilo de vida da nossa sociedade não é a melhor, sendo até bastante inflamatória, e isso faz com os níveis de LDL, que é o colesterol “mau”, subam e os de HDL, colesterol “bom”, desçam.

6 maneiras

Aqui estão 6 maneiras de baixar rapidamente os níveis de colesterol, siga estas dicas e verifique os resultados.

1. Comece a praticar exercício

O exercício físico melhora a maneira como o nosso organismo processa as gorduras e o colesterol, contudo, se é uma pessoa sedentária convém não abusar na carga de atividade física pois o corpo pode não estar preparado, comece com 30 minutos por dia e progrida a partir daí.

2. Não ao tabaco

O tabaco como sabemos não tem nenhuma vantagem para o corpo humano, e a relação com o colesterol não é diferente.

Se é fumador, parar de fumar vai fazer com que os níveis do colesterol baixem, pois diminui a pressão sanguínea.

3. Comece a controlar o peso

Peso excessivo pode significar colesterol, como tal, se for este o seu caso, se perder uns quilinhos pode conseguir baixar o seu colesterol. Apesar do IMC não ser o índice mais válido em termos científicos, é muitas vezes utilizado quando não temos acesso a uma avaliação morfológica através do sistema de pregas ou a uma balança de bioimpedância (que são muito mais precisas e nos dão valores mais concretos acerca da nossa morfologia). Contudo, é ainda assim uma referência pela facilidade do seu cálculo. Com isto, verificamos que este não deverá exceder o valor 29.

4. Consumo de álcool

Sendo o álcool bastante calórico e pobre em nutrientes, a sua ingestão excessiva pode levar à obesidade e eleva os valores do colesterol.

As doses máximas recomendadas, são de 1 copo por dia para as senhoras, e de 2 copos para os senhores.

5. Coma mais legumes e frutas

Dois tipos de alimentos que pode comer à vontade são os legumes e as frutas, pois são ricos em fibra e vitaminas e possuem praticamente 0 gordura. Tente saciar a fome com estes alimentos, pode comer à vontade entre 4 a 5 porções de cada por dia.

6. Evite gorduras saturadas

Deve evitar este tipo de gorduras sempre que possível pois são altamente prejudiciais para o nosso organismo.

Tente variar nas gorduras que utiliza na cozinha, coma carne magra, evite comer alimentos processados, como as bolachas, bolos e biscoitos.

Nos rótulos mesmo que não diga que tem gorduras saturadas, procure por “gordura parcialmente hidrogenada”, é exatamente a mesma coisa.

O Que é o colesterol?

O colesterol é uma substância natural presente no organismo humano, e é essencial para sobrevivermos.

Este é produzido no fígado e “viaja” pela corrente sanguínea para o resto do corpo, auxiliando o funcionamento das células, nervos e hormonas.

O colesterol divide-se no “bom” colesterol, HDL, e o “mau”, LDL. O objetivo é que os valores do “bom” estejam algo elevados, e os do “mau”, baixos.

O que é o HDL?

O HDL é o transportador do colesterol (High Density Lipoprotein), e concentrações elevadas deste, protegem o ser humano contra o enfarte do miocárdio, e ainda removem o excesso de colesterol “mau”, retardando e inibindo os seus efeitos e a sua formação.

Concentrações baixas de HDL aumentam o risco de doença cardiovascular.

O que é o LDL?

O colesterol “mau”, também conhecido por LDL /Low Density Lipoprotein), deposita-se lentamente nas camadas internas das paredes das artérias.

Estas concentrações podem provocar obstruções das artérias o que pode levar à aterosclerose, a AVC e enfartes. Os valores não devem ultrapassar os 100 mg/dL.

Cuide do seu corpo

Um bom estilo de vida é o necessário para que não existam problemas com o colesterol.

No fundo é isto, cuide de si, uma alimentação equilibrada, rica em fibra e nutrientes, sem gorduras saturadas, alimentos processados, sem hábitos tabágicos, e a prática de exercício físico, podem levá-lo a viver muito mais anos com saúde, alegria e o mais importante, qualidade de vida.

Em Portugal

As doenças que resultam do colesterol elevado são a principal causa de morte na Europa ocidental e estima-se que em Portugal existem dois terços da população com colesterol elevado.

Portugal é um país de risco, pois não só existem os fatores incontornáveis como a hereditariedade, como o estilo de vida apresentado também é prejudicial.

Os melhores alimentos

Os melhores alimentos que deve comer para ajudar a diminuir o colesterol são proteínas magras, como as aves, frutos, legumes, alimentos ricos em fibra.

Deve evitar a todo o custo alimentos processados como o açúcar, bolos, bolachas e biscoitos.

Vegetais

Os vegetais, em especial os verdes, são poderosos anti-inflamatórios que prolongam a juventude e mantém as suas artérias saudáveis.

As folhas do espinafre e da couve têm muito poucas calorias, mas imensas fibras, ajudando as paredes internas das astérias a ficarem livres do acúmulo do colesterol, evitando ataques cardíacos.

Abacate

O abacate é uma das melhores fontes de gordura monoinsaturada saudável para o organismo, ela baixa o LDL e sobe HDL. Possui alto teor em fibra solúvel que vai ajudar na estabilização dos níveis de açúcar no sangue.

Chá verde

A bebida número 1 contra o colesterol e na prevenção do envelhecimento é o chá verde. Ele é uma fonte rica em antioxidantes que ajuda a prevenir o cancro e a baixar os níveis de LDL.

Ainda ajuda a reduzir a aterosclerose e o risco de doença cardíaca, reduz a pressão arterial e inflamação em caso de artrite, além de ajudar a melhorar a qualidade óssea e a função cerebral.

Batata doce

A batata doce é rica em fibra, vitamina e antioxidantes. Ela ainda possui poucas calorias e um índice glicémico baixo. Incluir a batata doce na dieta ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue.

Alho

O alho é dos melhores alimentos, ele ajuda a baixar os níveis de LDL, previne coágulos no sangue, reduz a pressão arterial e ajuda a combater infeções.

Salmão

Este peixe é uma das melhores fontes de ómega 3, está ligado a uma taxa baixa de doenças cardíacas, problemas cognitivos, depressão, e muitas outras patologias. Outros peixes semelhantes ao salmão são a cavala, a sardinha e o arenque.