fbpx

Quantas nozes comer por dia?

by | Nov 27, 2018 | Alimentação Saudável, Nutrição

Alguma vez deu a devida atenção a este alimento? Comer nozes é algo pouco comum mas que garante a saciedade e ajuda na perda de peso, mas poucas pessoas têm este conhecimento.

As nozes também são indicadas para qualquer refeição e podem ser consumidas de diversas formas. De forma natural, claro, terá uma maior exposição aos nutrientes e, consequentemente, aos benefícios.

Saiba um pouco mais sobre este alimento que poucos usam, mas que pode ser considerado um dos melhores alimentos para diversas pessoas, com diferentes objetivos.

Quais os benefícios de comer nozes?

Previne o cancro da mama

Existem evidências que mostram que as propriedades das nozes ajudam na prevenção do cancro da mama. Este alimento também irá ajudar a diminuir a velocidade de crescimento das células malignas quando a doença surge.

Melhora a saúde cardiovascular

Apesar de rica em gorduras e muito calórica, a noz contribui para a diminuição dos níveis de colesterol, na melhoria da circulação e diminuição do risco de coagulação e inflamação excessiva, na melhoria da função das células endoteliais, entre outros.

Este alimento irá ajudá-lo a prevenir doenças cardíacas e a manter uma boa saúde cardiovascular, caso seja consumido na proporção adequada.

Diminui os problemas que estão associados ao metabolismo

Problemas como a obesidade, a hipertensão arterial ou os níveis descontrolados de colesterol podem decorrer de um metabolismo fraco. As nozes, mesmo que consuma apenas 1g diariamente, ajudam na redução destes sintomas.

Melhora a saúde dos ossos

Comer nozes ajuda a estabilizar os valores de colágeno, ou seja, existem menos perdas relacionadas a este mineral e, consequentemente, o osso ganha uma nova saúde.

No entanto, caso ocorra um consumo exagerado de nozes, o mesmo problema pode acontecer, existindo perdas.

Auxilia na perda de peso

Sabemos que as nozes são calóricas e constituídas por gordura, mas, quando ingeridas nas quantidades certas, ajudam no processo de emagrecimento. Isto acontece devido ao seu poder de saciar a fome que irá ajudar a não comer entre refeições.

Portanto compre nozes e tenha sempre algumas perto de si. Se quiser, pode comê-las entre refeições, sempre que lhe apetecer algo. Mas não se esqueça de respeitar os limites diários, de modo a evitar as consequências provenientes do consumo.

Como incluir este alimento na sua dieta?

Este alimento é calórico, ao contrário do que muitos pensam, e possui uma elevada percentagem de gorduras. No entanto são gorduras boas ao coração, daí a sua recomendação.

Mas quantas nozes comer por dia? Este alimento deve ser ingerido numa média de 40g diárias, podendo ser comido sozinho ou adicionado a diversos pratos, como acontece com as saladas, os cereais do pequeno-almoço, os iogurtes ou o queijo fresco.

Em ocasiões especiais, também pode adicionar este alimento a bolos, a pães de noz, entre outros.

Além do consumo de nozes, mantenha também uma prática de exercício físico regular, de modo a obter excelentes resultados no seu corpo. Esta combinação irá melhorar o seu bem-estar geral, tanto a nível físico como a nível mental.