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Alimentos que protegem o fígado: já os inseriu na sua dieta?

by | Nov 7, 2018 | Alimentação Saudável, Nutrição

Proteger o nosso corpo das agressões do dia-a-dia é essencial, tanto por fora como por dentro. Um dos órgãos que merece a nossa atenção e proteção é o fígado, já que este se ocupa de uma das tarefas mais importantes do organismo, a eliminação de tudo o que é tóxico.

Caso o fígado não se encontre funcional, as substâncias tóxicas irão estar no seu corpo, danificando outras estruturas essenciais ao bom funcionamento. Dá para entender a importância deste órgão?

Para o proteger deve, por exemplo, evitar bebidas alcoólicas em excesso e diminuir o consumo de gorduras. Descubra-os de seguida.

Quais as alimentos que protegem o fígado?

1. Abacaxi

O abacaxi tem componentes que ajudam na digestão e que auxiliam na desobstrução do fígado em relação à acumulação de gorduras e toxinas. Esta fruta também provocará diferenças a nível da sua pele, permitindo que comece a apresentar um aspeto mais saudável.

A fruta pode ser comida naturalmente ou pode fazer um sumo e, se achar pertinente, inserir outras frutas com objetivos semelhantes.

2. Maça

A maçã deve fazer parte de todas as suas refeições, pois é uma excelente aliada na limpeza do fígado, na diminuição do colesterol e na digestão de gorduras. Para melhorar os efeitos, ingira esta fruta em peça e não através de sumos.

3. Água

A água tem que estar obrigatoriamente na sua dieta, numa quantidade que se situe entre 1,5L a 3L de água por dia, segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia. A ingestão adequada de água irá melhorar o processo de digestão, absorção e metabolismo, assim como manter uma temperatura adequada do próprio organismo.

Esta é essencial para o correto funcionamento de todas as funções do organismo. Lembre-se que a sua reposição constante é essencial, já que o corpo humano perde os líquidos através de diversos processos naturais, como a transpiração.

4. Gengibre

Este é um excelente aliado ao bom funcionamento do fígado, pois ajuda na secreção de substâncias que atuam no processo de digestão de gorduras, evitando a sobrecarga do fígado.

O gengibre pode ser consumido cru ou na forma de chá, mas aconselhamos a primeira opção. Experimente ralar um pouco ao almoço ou ao jantar, por cima do seu prato.

5. Frutos Vermelhos

Os frutos vermelhos são excelentes para melhorar o funcionamento do organismo, devido ao seu poder antioxidante. Ou seja, pode contar com estes frutos no combate às substâncias tóxicas que se acumulam no seu fígado.

O seu poder é tão conhecido que já pode encontrar diversos produtos que têm estes frutos incluídos, como chás ou mesmo cereais. Caso pretenda comer a fruta completa, deve ingerir morangos, amoras, framboesas ou cerejas.

6. Salmão e Azeite

Conhece o ómega 3? Esta substância é uma gordura boa que ajuda na proteção do fígado e que pode ser encontrada em alguns peixes, como é o caso do salmão. Por outro lado, o azeite oferece o ómega 9, outro componente com uma atuação idêntica.

Apesar da sua atuação benéfica, os alimentos devem ser consumidos com moderação e não em exagero.

Insira estes alimentos na sua dieta de forma natural e pratique alguma atividade física. Garantimos que sentirá diferenças no seu corpo e que terá mais energia para enfrentar o dia-a-dia.