fbpx

Como reduzir a absorção de líquidos?

by | Nov 21, 2018 | Alimentação Saudável, Nutrição

A retenção de líquidos é um daqueles problemas de saúde que surge e, muitas vezes, os portadores não se apercebem, não por falta de sinais, mas por falta de conhecimento.

Sendo este um problema comum, torna-se essencial conhecer os sintomas do problema e as formas de tratamento, assim como as formas de prevenção. Tendo este conhecimento, a retenção de líquidos deixará de ser um problema tão intimidante.

Qualquer pessoa pode tomar suplementos?

A retenção de líquidos ocorre quando o organismo, por diversas razões, acumula água em determinadas regiões do corpo. Essa acumulação é uma tentativa de voltar ao equilíbrio. Esses líquidos acumulam-se nos tecidos de determinadas regiões, como as pernas, os tornozelos, as mãos, os pés, entre outros.

Normalmente esta acumulação resulta no edema – conhecido vulgarmente por inchaço – da região afetada. Mas existem mais sintomas para quem pretende identificar o problema.

  • Aumento de peso, em média, até 2 kg;
  • Desconforto que se faz sentir ao longo do dia;
  • Edema da região;
  • Sensação de pernas pesadas;

Conhecido os sintomas, será capaz de detetar uma possível retenção de líquidos. Caso tenha este problema, descubra como diminuir os sintomas do mesmo.

Existe algum tratamento para este problema?

O tratamento para a retenção de líquidos vai depender da causa do problema. Eliminando essa causa, diminuirá os sintomas e, efetivamente, o problema. No entanto nem sempre é fácil identificar o que está a causar o problema, portanto deve tomar algumas medidas.

Comece por diminuir o consumo de sal. Muitas pessoas exageram no sal e essa é a principal causa da retenção dos líquidos. Caso continue com os sintomas, passe a beber cerca de 1,5L a 3L de água por dia, de modo a garantir o correto funcionamento dos rins.

Outra hipótese é aumentar a ingestão de alimentos diuréticos, chás com o mesmo efeito e, em casos mais graves, medicamentos diuréticos. Estes medicamentos devem ser aconselhados pelo seu médico que fará o diagnóstico do problema.

Em último caso, pode ser necessária uma drenagem linfática. Esta é uma técnica de massagem que irá ajudar a drenar os líquidos que se encontram acumulados. Ao final da primeira sessão, sentirá as pernas mais leves.

Como prevenir a retenção de líquidos?

Existem diversos pontos que contribuem para o surgimento da retenção de líquidos, como a alteração hormonal, a falta de exercício físico, problemas hereditários, alimentação com poucas vitaminas e nutrientes essenciais e a baixa ingestão hídrica.

Caso pretenda prevenir o aparecimento deste problema de saúde, como pode imaginar pelo que foi dito anteriormente, deve:

  • Diminuir o stress e a ansiedade com técnicas adequadas, como a meditação ou a prática de yoga;
  • Evitar alimentos com muito sal;
  • Evitar as roupas demasiado apertadas pois alteram a circulação;
  • Melhorar a sua alimentação e aumentar a ingestão hídrica (lembre-se que é aconselhada a toma de 1,5L a 3L de água diariamente);
  • Não estar muito tempo sentado ou em pé;
  • Ter um hábito de exercício físico regular;

Mantendo os hábitos referidos, conseguirá diminuir as hipóteses de aparecimento deste problema de saúde.
Coloque as técnicas de prevenção em prática e melhore a sua saúde.