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Dieta sem hidratos: aconselhável ou não?

by | Nov 24, 2018 | Dietas e Hábitos Alimentares, Nutrição

Alguma vez se deparou com dietas que pretendem diminuir – ou mesmo cessar – o consumo de hidratos de carbono? Estas dietas são muito comuns pois as pessoas acreditam que a diminuição destes alimentos irá promover a perda de peso.

Os efeitos, no entanto, nem sempre são os desejados. Porém, caso queira dar uma hipótese à dieta sem hidratos, explicamos tudo o que precisa saber abaixo.

Terá informações sobre quais os alimentos em que pode encontrar os hidratos de carbono, passando para a nossa opinião sobre a eliminação destes hidratos e terminando numa reflexão sobre a sua remoção. Terá tudo o que precisa para tomar a sua decisão acerca do tema.

Em que consistem os hidratos de carbono?

Os hidratos de carbono são nutrientes que se encontram em determinados alimentos e têm como objetivo fornecer energia ao corpo para enfrentar o dia-a-dia. Eliminar estes alimentos da sua alimentação pode não oferecer tantos benefícios como estaria à espera.

Para entender isso, precisa de saber que existem dois grupos de hidratos de carbono: os hidratos de carbono simples e os complexos.

Os hidratos simples são facilmente absorvidos pelo corpo e são conhecidos por “açucares”, por fornecerem um sabor doce aos alimentos. Evitar estes alimentos pode ser benéfico para a sua saúde, no entanto, deve manter o consumo de fruta por ser rica em outros nutrientes.

Por outro lado, tem os hidratos de carbono complexos que são constituídos por cadeias mais longas e necessitam de mais tempo para serem digeridos. Isto é benéfico porque o organismo estará satisfeito durante um tempo prolongado. Portanto, estes são os hidratos de carbono que aconselhamos na sua dieta.

Estes hidratos de carbono complexos podem ser encontrados em alimentos como

  • Arroz
  • Batata
  • Leguminosas
  • Massa
  • Pão
  • Entre outros alimentos

Pode eliminá-los da sua dieta?

Com base no resumo feito no ponto anterior, a dieta sem hidratos pode ser realizada, mas não é aconselhada. Acreditamos que evitar os hidratos de carbono simples é o suficiente para conseguir melhorar a sua saúde e para começar a perder peso, mas não necessita eliminá-los na totalidade.

Aliás, a Fundação Portuguesa de Cardiologia comenta um pouco sobre este assunto e recomenda a ingestão de hidratos de carbono, sendo que 50% da energia diária deve vir deste nutriente. Claro que a maior porção deve ser de hidratos de carbono complexos, ou seja, os que são bons para o organismo.

Portanto sim, claro que pode aderir à dieta sem hidratos e eliminá-los, substituindo por alimentos mais vitamínicos e saudáveis, mas estará a perder alguns dos benefícios destes nutrientes.

Um dos benefícios é em questões de perda de peso. Eliminando os hidratos de carbono na totalidade, ficará sem alimentos que fornecem energia de forma prolongada. Isso resultará na necessidade de se alimentar com mais regularidade, resultando no aumento de peso.

Mas existem muitos outros benefícios que podem melhorar o funcionamento do próprio organismo. Portanto porque não modera, apenas, a sua ingestão?

 

Agora que tem o conhecimento necessário para ter uma opinião sobre a dieta sem hidratos, pode tomar a sua própria decisão. Pretende implementar esta dieta no seu estilo de vida?