fbpx

Quais as melhores frutas para emagrecer

by | Nov 1, 2018 | Dietas e Hábitos Alimentares, Nutrição

Comer fruta é excelente para a sua saúde, pois oferece diversos benefícios ao seu corpo. Um desses benefícios é a perda de peso, podendo ocorrer através do consumo das frutas indicadas para emagrecer.

As frutas são excelentes sobremesas após uma refeição equilibrada, já que irão ajudar na digestão. Durante a escolha da fruta, deve escolher as que não são calóricas e as que têm propriedades que ajudem no emagrecimento.

Ao escolher as frutas certas e manter hábitos saudáveis, conseguirá maximizar os resultados obtidos.

Quais os benefícios da fruta na sua dieta?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Portuguesa de Nutrição (APN) aconselham o consumo regular de fruta, tanto para o emagrecimento como para a manutenção de um estilo de vida saudável.

Inclusivamente a APN acredita que existem diversos benefícios que provêm do consumo destes alimentos, nomeadamente:

  • Ação anti-envelhecimento da pele;
  • Aumento da sensação de saciedade;
  • Diminuição dos níveis de colesterol;
  • Melhoria a nível de memória;
  • Prevenção da obesidade, da diabetes tipo 2 e de algumas demências;
  • Promoção da hidratação;
  • Reforço do sistema imunitário;
  • Regulação da pressão arterial;

A fruta é uma excelente alternativa aos snacks. O seu consumo deve ser variado pois diferentes frutas têm diferentes composições. Com alguma variedade na sua dieta, conseguirá ter um aumento da ingestão de vitamina A, C, E e do complexo B.

Quantas peças de fruta pode comer diariamente?

A OMS indica que o consumo de fruta deve ser feito de 3 a 5 porções por dia. Este, no entanto, é um dado geral que deve variar de acordo com a sua dieta e com as suas necessidades nutricionais.

As frutas para emagrecer, devido ao seu baixo valor nutricional, podem ser consumidas em maior quantidade quando comparadas às frutas consideradas calóricas. Caso queira saber mais sobre as frutas mais adequadas ao seu caso em específico, deve entrar em contacto com um profissional na área.

5 melhores frutas para emagrecer

Sabendo quais os benefícios das frutas no seu organismo, certamente está desejoso de começar a implementar as mudanças na sua dieta. Abaixo encontra algumas das frutas para emagrecer que o ajudarão a atingir o seu objetivo.

Escolha a fruta que melhor se adequa a si e adicione estrategicamente o consumo no seu dia-a-dia.

No entanto, apesar de tudo, as dietas dos desportistas assentam nos nutrientes referidos anteriormente, ou seja:

  1. Banana: 120 Kcal para uma peça, altamente calórica mas excelente para obter a sensação de  saciedade. Existem dietas que têm como base esta fruta.
  2. Limão: tem 29 Kcal para 100 gramas, é rico em vitamina C e tem propriedade diuréticas. Uma  forma de ingerir as suas vitaminas é através do chá de limão.
  3. Kiwi: tem 46 Kcal para 100 gramas, combate a prisão de ventre e dá a sensação de saciedade.
  4. Maçã: 52 Kcal para 100 gramas, rica em antioxidantes e regula os níveis de colesterol e  triglicerídeos.
  5. Morango: 45 Kcal para 100 gramas, rico em ferro e em vitamina C.

O consumo das frutas mencionadas anteriormente irá oferecer benefícios ao seu corpo e mente. No entanto, de modo a maximizar os resultados, faça exercício físico e mantenha o equilíbrio nas suas refeições.