fbpx

Como Fazer um Chá de Gengibre Delicioso e Saudável

by | Set 3, 2018 | Nutrição, Receitas

O gengibre é uma raiz tuberculosa, de origem Asiática, que tem vindo a ser, cada vez mais, introduzida no mundo da cozinha.

O chá de gengibre é feito a partir da infusão de pedaços dessa mesma raiz. O gengibre tem imensos benefícios, que serão descritos ao longo do artigo.

  • 5 Porções
  • 00:10 Tempo

Este chá de gengibre é o tradicional, embora haja diversas variantes do mesmo. Porém se pretende inovar, adicione canela ou maça, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 colheres de sopa de gengibre picado
  • 1 rodela de limão sem casca
  • Açúcar ou adoçante a gosto

Preparação e Confeção

1. Mãos à Obra

Coloque o litro de água dentro da cafeteira e deixe ferver a água durante 10 minutos, aproximadamente.

2. Ingredientes que Fazem a Diferença

De seguida, coloque o gengibre e o limão, isole e deixe repousar.

3. Aproveite o seu Delicioso Chá

Após o chá ter repousado durante algum tempo, coe e sirva-o bem quente.

As Vantagens do Chá de Gengibre

O gengibre tem imensos benefícios para a saúde, atuando em diversas áreas, com diferentes funções, tais como: ação fungicida, anti-inflamatória, antioxidante, entre outras. Veja alguns dos seus benefícios e renda-se a esta maravilha.

Atua na Prevenção das Úlceras e Gastrites

Uma das principais causas das gastrites e úlceras estomacais é a bactéria H. Pylori. O chá de gengibre atua na prevenção desta intrusa no nosso organismo.

Esta bactéria entra no nosso corpo, através da alimentação e fixa-se nas paredes do estômago, desenvolvendo gastrites e úlceras.

O chá irá diminuir a sua aderência às paredes do estômago, dificultando a sua fixação.

Alivia a Náusea

O chá de gengibre também tem como função a diminuição da sensação de enjoo depois da refeição. Também ajuda na digestão e no alívio dos sintomas relacionados com gases.

Grávidas ou pessoas em tratamentos de quimioterapia, podem ingerir este chá, uma vez que as irá auxiliar em alturas em que se sintam nauseadas.

Porém, deve sempre consultar o seu médico, caso pertença a uma destas situações.

Previne as Doenças Respiratórias

O chá de gengibre desempenha uma função antioxidante que atua no nosso corpo, prevenindo constipações e gripes.

Além disso, também é considerado um anti-inflamatório natural, aliviando os sintomas de tosse e dor muscular, consequência das gripes e noutras doenças respiratórias como a asma e a bronquite.

Ajuda a Prevenir o Cancro

Quanto à prevenção do cancro, o chá de gengibre pode ajudar na prevenção do cancro do estômago, uma vez que este é geralmente desencadeado por úlceras estomacais.

Além do cancro do estômago, também atua na prevenção do cancro do cólon-retal, através de uma substância denominada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação das células cancerígenas no intestino.

Existem também algumas evidências de benefícios desta raiz no cancro do fígado.

Ajuda na Perda de Peso

O chá de gengibre também ajuda no processo da perda de peso, uma vez que o gengibre é um alimento que acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal.

No entanto, não basta, naturalmente, beber chá de gengibre regularmente, caso pretenda perder peso de forma significativa.

Para isso, deve aliar ao chá de gengibre, uma dieta saudável e a prática de exercício físico. Assim, certamente atingirá os seus objetivos.

As Contraindicações

Quem tiver problemas ativos no estômago, como as gastrites e úlceras, não devem ingerir chá de gengibre, uma vez que este pode piorar a situação atual.

O mesmo se pode verificar com pessoas hemofílicas, pois o gengibre estimula a coagulação sanguínea.

De forma a salvaguardar algum problema, também as pessoas que sofram de cardiopatia, hipertensão, hipotireoidismo e diabetes, devem consultar o seu médico de família, antes de ingerirem o chá.

Quando o Consumo é Excessivo

Caso ingira o chá de gengibre em excesso, este pode aumentar excessivamente o seu metabolismo e quando combinado com alimentos com cafeína, como por exemplo o café, pode provocar vómitos, diarreia, enjoos, irritação estomacal e até mesmo, gastrite.

Ingira Chá de Gengibre com Moderação

Como pôde ver, ao longo deste artigo, o gengibre é de facto uma raiz que traz bastantes benefícios à saúde em geral.

Porém, este deve ser ingerido de forma moderada e cautelosa, por todas as pessoas, em particular por quem sofre de cardiopatia, hipertensão, hipotireoidismo e diabetes.

Caso seja recomendado pelo médico de família, o chá de gengibre é ótimo para a sua saúde e ajudará no combate e prevenção de diversos problemas.