fbpx

Panquecas de Aveia: Receita Caseira Simples e Saudável

by | Set 3, 2018 | Nutrição, Receitas

Atualmente, é dada grande importância à relação entre a saúde e a aparência física e por isso existe um esforço maior para uma alimentação saudável. Veja aqui como pode comer panquecas, sem se preocupar com a balança.

  • 6 Porções
  • 07:00 minutos

Geralmente as pessoas acham que ter uma dieta saudável é dizer adeus aos doces e guloseimas que tanto nos sabe bem, porém, não é bem assim.

Ingredientes

  • 3 Colheres de sopa de aveia esfarelada
  • 3 Colheres de sopa de farinha integral
  • 1 Colher de sobremesa de canela
  • 1 Ovo
  • 100 ml de leite magro (caso seja intolerante à lactose, faça com leite sem lactose)

Preparação e Confeção

1. Criação da massa

Coloque todos os ingredientes descritos anteriormente numa taça e misture-os, de forma a envolve-los bem, criando uma massa homogénea.

2. A frigideira

De seguida, aqueça uma frigideira, de preferência anti-aderente.

3. Como colocar a massa na frigideira?

Quando a frigideira estiver bem quente, pegue no preparado e encha uma concha de sopa com ½ da massa e deixe cozinhar durante alguns minutos.

4. Quando devo virar panqueca?

Quando a panqueca começar a fazer bolhinhas, é sinal de que está cozinhada e pode virá-la com a ajuda de uma espátula.

5. Por fim, o Topping

Por fim, pode comê-la simples, acrescentando um pouco de canela por cima ou seguir a nossa sugestão de topping.

As Vantagens das Panquecas de Aveia

A aveia é um cereal, que foi ignorado durante muito tempo, ao ponto de apenas servir como alimento para os animais. Atualmente é dada bastante importância a este superalimento, uma vez que é um hidrato de carbono complexo.

Antes de mais, o que é a aveia?

A aveia é um cereal que é constituído por diversos minerais (ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco), aminoácidos e vitaminas importantes (vitamina B e E, folatos e tiamina) para o nosso funcionamento, destacando-se pelo forte fornecimento de suporte energético e nutricional.

A Aveia e as Refeições Saudáveis

Com o avançar dos tempos, as receitas de refeições saudáveis tornam-se receitas mais gulosas, com ingredientes menos calóricos mas que nos deixam bastante satisfeitos. Um exemplo disso, são as panquecas.

Antigamente as panquecas pertenciam à parte calórica das doçarias, porém, atualmente existem diversas receitas de panquecas feitas a partir de diversos ingredientes, sendo um deles a aveia. Acaba por ser uma refeição saudável, saborosa e energética!

Algumas vantagens da Aveia

  • Auxilia na prevenção e controlo da diabetes;
  • Regulação do trânsito intestinal, devido ao seu alto teor de fibra, prevenindo também o cancro do cólon;
  • Ajudam a diminuir os níveis de colesterol;
  • Redução no risco do aparecimento de doenças cardiovasculares;
  • Redução dos níveis de glicose no sangue;
  • Controlo e redução da pressão arterial sanguínea;
  • Controla o excesso de peso – obesidade;
  • Reforça o sistema imunitário;
  • Recomendada em casos de anemia, fraqueza e ainda fadiga crónica;

Outras vantagens da Aveia

Pode ser utilizada na alimentação das grávidas e posteriormente na fase da amamentação.

Além disso, convém salientar, que a aveia também auxilia no controlo dos impulsos alimentares, pois como tem uma libertação lenta para o sangue, acaba por estabilizar os níveis de glicémia, durante um maior período de tempo, daí também ser benéfico para o controlo da diabetes.

A Aveia ajuda a emagrecer ou engorda?

Caso tenha esta questão e preocupação, fique descansado, pois este cereal ajuda nesta batalha com a balança. Devido à sua composição, este cereal é um grande aliado tanto no controlo de peso, como também do apetite. Visto que é um hidrato de carbono, de absorção lenta, rico em fibra, acaba por nos saciar durante um maior período de tempo, ajudando a manter um peso dentro do limite saudável.

O que acontece quando se ingere em excesso?

Porém, é importante perceber que caso coma este alimento em excesso, ou seja, acima das quantidades necessárias, pode levar ao aumento de peso. Isto porque a aveia é um hidrato de carbono, com um grande teor energético.

Por isso, mantenha um consumo moderado, regulando sempre pelas suas necessidades energéticas.

Coma panquecas sem se preocupar com a balança

As panquecas de aveia, são ótimas para adoçar o nosso paladar, quer seja para comer ao pequeno-almoço, como ao lanche ou até mesmo depois de jantar. Esta receita é uma ótima opção tanto para um bom pequeno-almoço, como para um lanche pré-treino, pois além de ser deliciosa, fornece bastante energia.

Como vê, não precisa de dizer adeus a estas doçarias, basta confecioná-las com ingredientes mais saudáveis e irá, igualmente, agradar ao seu paladar.