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Alimentos ricos em proteina que deve incluir na sua dieta

by | Nov 16, 2018 | Nutrição, Suplementos Alimentares

Os alimentos ricos em proteína são muito aconselhados por parte dos especialistas, principalmente para desportistas, devido aos efeitos que estes têm sobre o corpo do praticante.

Estes alimentos encontram-se numa enorme variedade, sendo que alguns são mais aconselhados que outros. Esses alimentos ricos em proteína e que são aconselhados pelos nutricionistas podem ser encontrados de seguida.

Descubras quais as vantagens do consumo de proteínas e quais os melhores alimentos para quem pretende começar uma dieta rica no nutriente.

Quais os benefícios das proteínas no corpo humano?

Existem alguns benefícios que estão relacionados ao consumo proteico. Alguns dos principais e que merecem destaque encontram-se de seguida:

Fortalece os músculos do corpo

Este nutriente é a chave para a síntese e manutenção da massa muscular, sendo indicado, como tal, para a recuperação muscular. Este fortalecimento muscular, no entanto, não ocorre durante o treino, mas sim após o mesmo. Desta forma é essencial que a sua dieta pós-treino seja rica em proteínas.

Permite a presença do estado anabólico

Este estado é o responsável pela reconstrução de tecidos, como é o caso do tecido muscular, mas também da perda de massa gorda. Este processo é indicado para a reconstrução após um treino, já que durante o mesmo ocorre a destruição de tecidos que provocam a dor muscular pós-treino. Resumindo, o consumo de proteínas irá diminuir a dor muscular.

Aumenta a temperatura corporal

Este aumento da temperatura corporal irá ajudar na perda de peso, o que é excelente para desportistas que têm este objetivo em mente.

Sacia a fome do praticante

A proteína também ajuda na perda de peso através da saciedade. Quem consome proteínas, regra geral, tem uma diminuição do apetite, ao contrário do que acontece quando ocorre a ingestão de hidratos de carbono ou gorduras – mesmo que na mesma percentagem calórica;

Ajuda a prevenir a anemia

A proteína também tem a função de ajudar no transporte de nutrientes e oxigénio às células, como é o caso da hemoglobina. Este consumo irá ajudar a atingir níveis normais de hemoglobina, prevenindo estados de anemia.

Alimentos ricos em proteína que deve incluir na sua dieta

Caso pretenda começar a incluir alimentos ricos em proteína na sua dieta, deve apostar nos de origem animal e vegetal. Existem diversas hipóteses à sua disposição como verá na lista seguinte.

Aconselhamo-lo a manter um consumo adequado, pois um consumo acima da média também pode provocar efeitos indesejados no seu corpo.

  • Aveia
  • Aves
  • Banana
  • Brócolos
  • Carne
  • Cogumelos
  • Damasco
  • Ervilhas
  • Feijão
  • Feijão Verde
  • Iogurtes naturais
  • Leite integral ou desnatado
  • Lentilhas
  • Ovos
  • Peixe
  • Pepino
  • Entre outros

As proteínas podem ser encontradas em alimentos que se adequam a todos, inclusivamente vegetarianos ou pessoas com intolerância a determinadas substâncias. Por exemplo, pessoas com um regime vegetariano podem incluir cogumelos, brócolos ou espinafres na sua dieta.

Outra hipótese é consumir suplementos que tenham uma base proteica.

Caso tenha dificuldades em incluir estes alimentos na sua dieta diária, contacte um nutricionista. Aproveite, ainda, para praticar alguma atividade física de modo a melhorar os resultados obtidos.