fbpx

Ginkgo Biloba: Os 5 Grandes Benefícios Deste Suplemento Natural – Cardio

by | Nov 9, 2018 | Suplementos Alimentares

Já ouviu falar sobre o Ginkgo Biloba e os seus poderes? Porém não sabe o que é, quais os seus benefícios e as suas contraindicações? Relaxe e tire todas as suas dúvidas. Informe-se e opte pelo seu bem-estar. Veja 5 das suas utilidades e posteriormente esclareça dúvidas como a sua origem, contraindicações, entre outras.

Os Benefícios do Ginkgo Biloba

O Ginkgo Biloba é um suplemento natural, que trará diversos benefícios à sua saúde, atuando em múltiplas áreas, apesar da sua maior utilidade ser focada na prevenção do envelhecimento. Veja para o que pode ser utilizado.

Combate o Stress e a Depressão

O uso diário de Ginkgo Biloba ajuda na redução de stress, gerindo melhor o seu dia-à-dia. Este suplemento natural, atua nos hormônios do stress, particularmente, no cortisol e adrenalina.

É por isto que a ciência denomina esta planta por adaptógena, uma vez que, de forma natural, aumenta a capacidade natural do organismo de gerir melhor as situações que nos causam problemas e preocupações.

Aliado nas Dores Provocadas pela Menstruação

Existem mulheres que com a menstruação ficam com cólicas, náuseas, alterações de humor, inchaço, entre outros sintomas. Com o uso de Ginkgo Biloba, estes sintomas provocados pela tensão pré-menstrual, tendem a diminuir.

Estudos comprovaram que tomando o suplemento 3 vezes por dia, os sintomas diminuíam.

Ajuda a Combater as Câmbrias

Esta condição é causada pela interrupção do fluxo sanguíneo para as artérias dos membros inferiores. Devido a tal, as células musculares que padecem do problema, recebem menos oxigénio e acumulam ácido lático nas pernas, causando dor.

Como o Ginkgo Biloba é um estimulante da circulação, aumenta o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos, reduzindo a acumulação de ácido lático nas pernas, diminuindo a sensação de dor.

Aumenta o Fluxo Sanguíneo

Através do aumento do fluxo sanguíneo, a planta Ginkgo Biloba, ajuda no tratamento da impotência e no combate às câmbrias.

A grande causa que provoca a impotência é a baixa circulação sanguínea no pénis. Já as câmbrias, são desencadeadas por interrupção do fluxo sanguíneo e é agravada com a prática de atividade física, como caminhadas e corridas.

Ajuda no Desenvolvimento do Cérebro

Além da ciência já ter comprovado que existe uma melhoria do fluxo sanguíneo de sangue no cérebro, foi verificado também que existe uma relação positiva entre a ingestão desta planta e o aumento da concentração e da capacidade cognitiva. Sendo um bom auxiliar para quem tem PHDA – Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção.

Existem ainda indicações que a ingestão de Ginkgo Biloba ajuda na doença de Alzheimer e noutras doenças relacionadas com o declínio da função neurológica, tais como a demência.

O Que é o Ginkgo Biloba?

O Ginkgo é uma árvore com um sistema gerador de sementes, tornando-se das 10 plantas medicinais mais utilizadas no Mundo. Proporciona o bem-estar do seu consumidor e atua em diversas áreas, principalmente na terceira idade, mais especificamente, a retardar o envelhecimento. É nas suas folhas que se pode encontrar as substâncias que fazem bem à memória e saúde.

A Origem do Ginkgo Biloba

O Ginkgo é uma árvore originária da China, conhecida por nogueira-do-japão, que segundo a ciência, é comparado a um fóssil vivo uma vez que tem uma esperança média de vida de 4 mil anos. Representa a resistência e a paz, na cultura chinesa, uma vez que após a Segunda Guerra Mundial, foi a única planta que renasceu na zona contaminada.

A Ingestão de Ginkgo Biloba é Indicada para:

Pessoas de todas as idades que tenham como objetivo melhorar as suas funções neurológicas, tais como a memória, o desempenho cerebral na realização de tarefas cognitivas e também para melhorar a circulação sanguínea dos membros inferiores.

Além disso, esta planta também é utilizada para quem sofre de hemorroidas, fibromialgia, asma, impotência sexual, falta de libido, entre outras.

Como se Utiliza?

A ingestão desta substância pode ser feita de diferentes formas: através de extratos líquidos e pó das folhas utilizado para chá e cápsulas. Apesar de tudo, a maioria dos consumidores opta pelas cápsulas, evitando sentir o sabor da planta e também porque é a forma mais prática de consumir.

Quem Não Pode Consumir?

O Ginkgo Biloba, apesar de ser um suplemento alimentar, tem as suas contraindicações. Pessoas que utilizam medicamentos, tais como: agentes antiplaquetários, trombolíticos, diuréticos e anticoagulantes.

Pessoas com históricos de cancro, hipertensão, doenças cardíacas, uso de antidepressivos e metabolizadores para o fígado.

Não é indicado para crianças, pessoas que tenham epilepsia, gravidas e durante a lactação.
Além disso, não deve ser misturado com produtos que tenham na sua base, alho ou derivados de salgueiro, pois pode aumentar a irritação mucosa gástrica.

Ajuda a Emagrecer, ou Não?

Ainda não existe literatura que comprove que o Ginkgo Biloba ajude no processo da perda de peso, porém existem muitos defensores que creem que as propriedades da planta possam ser utilizadas num plano alimentar que visa o emagrecimento.

Uma vez que o Ginkgo Biloba possui uma das propriedades existentes no Chá Verde, que aumenta o metabolismo.

E atua no Aumento da Libido?

Uma vez que o Ginkgo Biloba possui uma ação vasodilatadora, ou seja, melhora o fluxo sanguíneo em todo o corpo e por isso, incluindo os órgãos reprodutivos, tanto os masculinos, como os femininos.
Porém, para que obtenha resultados nestas áreas, é recomendando que este extrato seja utilizado a longo prazo.

Cura Problemas na Visão?

O Ginkgo Biloba possui poderes que podem melhorar a sua visão. Visto que esta planta é constituída por diversos antioxidantes que ajudam a manter seguro o sistema ocular, a sua ingestão será benéfica para a sua visão.

Pode prevenir doenças como as cataratas ou degeneração macular. Caso já possua estas doenças, a toma de Ginkgo Biloba não o curará, porem poderá reduzir alguns dos sintomas associados a estas doenças.

Antienvelhecimento

O Ginkgo Biloba possui propriedades que combatem o envelhecimento. As propriedades que constituem este extrato ajudam a manter a sua pele jovem e saudável, como se de 20 anos se tratasse.

Além disso, este produto revela-se competente na diminuição de rugas, eliminando outros sinais de envelhecimento vincados na sua pele. Também é útil na eliminação de marcas deixadas pelo acne, como cicatrizes, manchas, etc.

Os malefícios da Ingestão de Ginkgo Biloba

Segundo alguns estudos, a ingestão deste extrato durante 6 meses, parece não desencadear quaisquer sintomas secundários.

Porém existem relatos de algumas pessoas que possam padecer de alguns sintomas, menos severos, tis como dores de estomago, irritação da pele, tonturas ou até, dores de cabeça.

Além disso pode diminuir a pressão arterial, bem como os níveis de insulina no sangue e provocar constipações.

Como Ingerir Ginkgo Biloba

A ingestão deste extrato varia conforme a necessidade do seu consumidor. Portanto, antes de começar a tomar Ginkgo Biloba, deve ler as indicações da caixa do produto e recorrer a um médico, como por exemplo, um naturopata. Para que assim a dosagem seja aplicada às suas necessidades de forma a não lhe trazer efeitos secundários, como os anteriormente referidos.

Onde Pode Adquirir Ginkgo Biloba

Caso o Ginkgo Biloba esteja sob a forma de suplemento dietético, pode ser encontrado em farmácias, ervanários ou até mesmo pela internet. Esta planta encontra-se em forma de comprimidos e cápsulas que podem ser tomadas 2 vezes por dia, conforme as doses recomendadas. Porém também pode ser encontrado de forma liquida, em frascos.

Qual o Preço do Ginkgo Biloba?

Pois bem, o preço varia conforme a forma como o extrato se encontra. Mas caso queira tomar Ginkgo Biloba em forma de comprimidos ou cápsulas, pode encontrá-lo à venda na internet por preços entre os 6 e os 10 euros.

Caso prefira adquirir este produto através das farmácias, o seu preço será maior, rondando os 20 euros, podendo chegar aos 30 e poucos euros.

Ingira Ginkgo Biloba e Ajude a Sua Saúde a Ajudá-lo a Si

O Ginkgo Biloba trás imensos benefícios para a nossa saúde e sendo um suplemento natural, ou seja, é um extrato natural, não é viciante. Apesar de ser mais direcionado para o combate ao envelhecimento, tem diversas utilidades para além disso.

Posto isto, ingira Ginkgo Biloba e usufrua dos seus vastos benefícios, melhorando a sua saúde.